Qual é o significado da palavra Hong Kong?

Perguntado por: dmodesto . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 5 votos

O significado porto aromático ou porto das especiarias vem presumivelmente do fato de que Hong Kong era o maior porto de comércio de especiarias da Ásia.

O nome Hong Kong é originário do seu principal produto de exportação do período colonial.

Hong Kong {nome próprio}
Hong Kong {n.p.}

A China cedeu Hong Kong ao Reino Unido em 1842 após a Primeira Guerra do Ópio. Por cerca de um século e meio, o território foi uma colônia britânica. E só foi devolvido aos chineses em 1997, quando Hong Kong passou a ser uma região administrativa especial da China.

Hong Kong (em chinês mandarim, Xiānggǎng; em cantonês, Heunggong) ou oficialmente, a Região Administrativa Especial de Hong Kong (Hong Kong Special Administrative Region), é uma região especial da China existente desde julho de 1997.

cantonês

Hong Kong tem moeda, idioma e passaporte diferentes em relação à China. 7. Hong Kong tem duas línguas oficiais: o chinês (cantonês falado) e o inglês.

No caso de Hong Kong, "um país, dois sistemas" significa que a República Popular da China pratica o sistema socialista, enquanto Hong Kong, reunida à pátria como Região Administrativa Especial subordinada ao governo central, mantém o sistema capitalista e goza de um alto grau de autonomia conferido pelas autoridades ...

Sob a estrutura de "Um país, dois sistemas", a China e o Reino Unido, após anos de negociação, assinaram a Declaração Conjunta Sino-Britânica em 1984. Finalmente, Hong Kong retornou oficialmente à pátria em 1º de julho de 1997, e ficou estabelecida como a Região Administrativa Especial de Hong Kong.

Xangai (China).

Ásia

A Ásia é o maior dos continentes, tanto em área como em população. Abrange um terço das partes sólidas da superfície da Terra e é responsável por abrigar quase três quintos da população mundial.

Do outro lado do estreito de Formosa, Mao Tsé-Tung e o Partido Comunista chinês decretaram o nascimento da República Popular da China, em 1949. Foi assim que o mundo se viu com duas Chinas, mas passou mais de duas décadas reconhecendo oficialmente apenas uma e ignorando a existência da outra.

Após a Primeira Guerra do Ópio, os britânicos ampliaram o comércio dos seus produtos na China e dominaram parte do território, como a ilha de Hong Kong. O imperialismo inglês começava a colonizar a Ásia.

Tente atualizar a página. 1984: Tratado para devolver Hong Kong - No dia 19 de dezembro de 1984, após longas negociações, os então primeiros-ministros da China, Zhao Ziyang, e do Reino Unido, Margaret Thatcher, chegaram a um acordo sobre a devolução de Hong Kong à China. Os chineses nunca haviam demonstrado pressa.

As origens da ocupação humana em Hong Kong remetem ao período paleolítico. Já durante a Dinastia Qin (que governou a China entre 221 a.C. e 206 a.C.), a região foi incorporada ao Império Chinês. Porém, foi por ocasião das Guerras do Ópio (1839-1842) que o território passou a pertencer à Grã-Bretanha.

A base da economia da região é o setor de serviços e a produção de aparelhos eletrônicos, de som, do setor portuário, brinquedos e máquinas. Mesmo com o desenvolvimento da China nas últimas décadas, Hong Kong tem apresentado indicadores econômicos e sociais mais elevados do que os do restante do país.