Como conseguir uma bolsa gratuita em Harvard?

Perguntado por: sgoulart . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Interessados em concorrer a uma das bolsas do programa devem se registrar na plataforma do programa Santader Universidades e se inscrever na página do programa de bolsas (disponível aqui).

E para aqueles que não podem pagar a mensalidade de Harvard, muitas vezes, são oferecidas bolsas de estudo que podem chegar a ser até de 100%. Um ponto a se levar em consideração é que o processo de seleção é muito concorrido, assim como na maioria das universidades que integram a lista da Ivy League.

Para ser selecionado e conseguir uma bolsa de estudo em Harvard é interessante que o candidato apresente algum prêmio, de preferência nas principais disciplinas que mais gosta. Isso demonstra que o aluno se empenha na área em que mais tem afetividade. O perfil de aluno que a Universidade precisa.

Para conseguir uma bolsa full ride, é necessário aplicar para a faculdade ou universidade do seu interesse. Algumas delas já selecionam os melhores alunos para serem bolsistas sem necessidade de nenhum outro formulário ou aplicação separada.

Testes de admissão padronizados
Assim como na grande maioria das universidades mais concorridas, a Harvard exige uma nota em um exame padronizado – assim como o nosso ENEM –, que pode ser o SAT ou o ACT (com ou sem a seção de redação).

Ingressar em Harvard é sim muito difícil, mas não é impossível. Outro brasileiro que já foi aceito em Harvard, Victor Domene, deu um depoimento ao Estudar Fora falando sobre quem seria o “candidato ideal” para a universidade.

Conheça 8 brasileiros que estudam em Harvard

  • Tábata de Pontes, de 21 anos, de São Paulo. Estuda Ciências Políticas e Astrofísica/ Previsão de formação: 2018.
  • Deborah Barbosa Alves, de 22 anos, de São Paulo. Está se formando em Ciência da Computação e Matemática neste ano.
  • João Vogel, de 21 anos, do Rio de Janeiro.

Os estudantes selecionados receberão um salário de $55 mil por ano, cerca de $ 4.580 por mês (equivale a cerca de R$ 23 mil reais), além de auxílio viagem de $ 4.000 e residência em Cambridge.

Na verdade, não existe uma idade mínima ou máxima estabelecidas por lei para ingressar no ensino superior. Porém, é necessário já ter concluído o ensino médio, conforme estabelece o artigo 44 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

55.587 USD (2021 – 22)

Os custos vão de $4.380 a US$ 7.775,00 já incluindo alojamento e alimentação, mas há oferta de bolsas para estudantes internacionais. Para estudar lá, o interessado deve demonstrar proficiência no inglês.

O que a bolsa em Harvard cobre e como funciona? A bolsa de pós-doc em Harvard inclui um salário anual de 80 mil dólares, seguro de saúde, e um valor de 2.500 dólares para viagens ou outros gastos profissionais.