Qual é o padrão de beleza?

Perguntado por: pcardoso . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Um padrão de beleza é um conjunto de normas estéticas que formatam o corpo de um indivíduo, de acordo com processos culturais localizados em um determinado espaço e tempo histórico. É uma construção social, ou seja, não é algo que sempre existiu na natureza, não é universal nem imutável.

A tendência atual é ter um corpo extremamente esculpido, seco, sem excesso de curvas, levemente malhado, porém considerado “lindo e saudável” segundo a maioria das pessoas. Essas mensagens estão sendo divulgadas em todos os lugares como o padrão de beleza ideal.

Mas no Brasil, o padrão se consolidou pela sensualidade, seios fartos e quadris largos, muito influenciado pela cultura indígena, carnavalesca e liberdade de exposição de corpos. A psicóloga aponta que, atualmente, “o padrão de beleza no Brasil é um corpo malhado, esculpido e atlético.

O padrão de beleza refere-se às normas estéticas impostas pela sociedade. Ou seja, são padrões culturais, que vão variar em cada período histórico e contexto. Esse padrão de beleza ideal é formado pela ideia de belo - que pode mudar a todo momento.

O que é padrão de beleza
Em geral, costumam variar de acordo com países, culturas e até faixa etária. Ou seja, apesar de termos características físicas próprias, muitas de nós passamos a buscar determinados atributos para nos encaixar no padrão: peso, altura, cor dos olhos e dos cabelos, tamanho dos seios e muito mais.

Para 2023, a ideia de body positive deve ser ampliada para questões antes tratadas como tabu, segundo a consultoria global WGSN. Em seu relatório anual de tendências para o segmento, “Beleza sem Glamour” é um dos principais movimentos previstos no ano.

Dentre os padrões disseminados está o corpo jovem, magro e belo, de modo que sobre os jovens as expectativas sociais de beleza são ainda maiores. Neste contexto, a pesquisa visou compreender como o jovem está se relacionando com o seu corpo.

Kawaii

Kawaii: o padrão de beleza japonês
A palavra kawaii quer dizer fofo, bonito em um sentido quase infantil. Um vestido de renda, um ursinho de pelúcia ou uma personagem de animê com olhos bem grandes, tudo isso é kawaii. A mulher bonita é aquela delicada, que está sempre bem arrumada.

O corpo ideal é considerado o “corpo perfeito”, ou seja, tido como o padrão estético idealizado pela sociedade dominante, que dita o que é bonito e feio, assim como o que está na moda, tanto para os homens como para as mulheres.

Cabelos lisos, nariz afilado e pele bronzeada — porém branca. Magra, com a cintura fina, os seios fartos e o quadril largo. Com poucas variações, essa é a representação da mulher brasileira na mídia — e assim somos cobradas para ser.

É possível viver fora dos padrões de beleza
Até a mais magérrima das modelos nas passarelas terá 'imperfeições' em seu corpo, na visão do padrão de beleza.

“O padrão estético de beleza atual, perseguido pelas mulheres, é representado imageticamente pelas modelos esquálidas das passarelas e páginas de revistas segmentadas, por vezes longe de representar saúde, mas que sugerem satisfação e realização pessoal e, principalmente, aludem à eterna juventude” (BOHM, 2004, p. 19).

Porém, a história da beleza mostra que nem sempre foi assim. Na Pré-História, o ideal de beleza feminina eram justamente as mulheres voluptuosas, cheias de curvas generosas nos seios, barriga, bumbum e coxas. Você já deve ter visto uma imagem da famosa Vênus de Milo, que corresponde exatamente a essa descrição.

Quais as principais técnicas do visagismo?

  • Beleza sanguínea: é caracterizada pela energia e vibração. É extrovertida, dinâmica, destemida e criativa. ...
  • Beleza colérica: é marcada pela atitude. ...
  • Beleza fleumática: irradia serenidade e espiritualidade. ...
  • Beleza melancólica: representa elegância, sensibilidade e sofisticação.

Um padrão de comportamento é um conjunto de práticas, ações e atitudes que são repetidos e formam um conjunto de regras que indicam como algo deve ser feito. Estes padrões são geralmente estabelecidos e acompanhados por um grupo de indivíduos, organizações ou culturas.