Qual é o objetivo do estudo da matemática?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

Disciplina que estuda os símbolos numéricos, fórmulas e teoremas, a MATEMÁTICA é a ciência do raciocínio lógico e abstrato. Por isso, profissionais do ramo e pesquisadores realizam diversos estudos, operações e cálculos para determinar medidas, tamanho de espaços, estruturas e variações.

A Matemática é a ciência que estuda quantidades, espaço, relações abstratas e lógicas aplicadas aos símbolos, e desenvolve nas pessoas a capacidade lógica do pensamento.

São elas: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e Estatística. No documento, para cada unidade temática foram definidos objetos de conhecimento que devem ser tratados em sala ano a ano e habilidades que devem ser desenvolvidas nos alunos ao longo do Ensino Fundamental.

A matemática deve fazer parte integrante da vida do cidadão, pois ela direciona o cidadão a defender a integridade, a vivência e a sobrevivência, em seu papel social e cultural como demonstrada pela sua história no decorrer do tempo.

Nesse novo contexto, a função do professor de matemática não é mais a de simplesmente transmitir um conhecimento pronto e acabado. Cabe-lhe organizar situações de aprendizagem desafiadoras que envolvam afetiva e intelectualmente os educandos na (re)construção dos conceitos matemáticos.

A Matemática que a Proposta da BNCC desenha em seu documento é aquela onde as ideias, as estruturas e os conceitos são desenvolvidos como ferramentas necessárias para organizar e compreender os fenômenos dos mundos mental, social e natural.

A Matemática na BNCC traz competências e habilidades ligadas a raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente. Aprender Matemática é, também, reconhecer que os conhecimentos matemáticos são fundamentais para a compreensão e a atuação no mundo.

As habilidades indicadas para o desenvolvimento dessa competência específica estão relacionadas à interpretação, construção de modelos, resolução e formulação de pro- blemas matemáticos envolvendo noções, conceitos e procedimentos quantitativos, geométricos, estatísticos, probabilísticos, entre outros.

Ela está nas pequenas ações que realizamos no nosso dia a dia, como, por exemplo, ir às compra, preparar uma receita, brincar e jogar, contar o tempo no relógio, na música, etc. Assim, investigar situações é a ciência do raciocínio lógico! A Matemática faz parte de nossas vidas, ela está presente em diversas situações.

Segundo a UNESCO, o fortalecimento da educação em ciências matemáticas é essencial para enfrentar desafios em áreas como inteligência artificial, mudança climática, energia e desenvolvimento sustentável, bem como para melhorar a qualidade de vida no mundo desenvolvido e em desenvolvimento.

Se não existisse a matemática não teríamos edifícios, pontes, aviões, computadores, etc. Você sabia que o avião só voa devido a equações matemáticas descobertas por Daniel Bernoulli no século XVIII? Pois é.

Nos anos iniciais, a Matemática é de grande importância para os alunos, além de servir como suporte para as demais séries, ela desenvolve nos alunos o pensamento lógico, o olhar crítico sobre os conceitos construídos, além de envolver o que é aprendido com o dia-dia.