Como foi a morte de Pitágoras?

Perguntado por: sbrites . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.7 / 5 9 votos

Uma lenda diferente relatada por Diógenes Laércio e Jâmblico afirma que Pitágoras quase conseguiu escapar, mas que ele chegou a um campo de favas e se recusou a percorrê-lo, pois isso violaria seus ensinamentos, ele parou então e foi morto.

Metapontum Village, Itália

Metaponto é uma zona da Itália, situada no sul do país, nas margens do golfo de Tarento, em torno da foz do rio Basento. Constitui uma planície costeira, antigamente pantanosa, mas que, hoje em dia, foi drenada. Possui culturas de tabaco e morangos.

Pitágoras foi um filósofo, matemático, astrônomo e músico grego pré-socrático. Nasceu na ilha de Samos no ano aproximado de 570 a.C. e morreu, provavelmente, em 496 a.C.. Passou boa parte de sua vida na antiga região da Magna Grécia (atual território italiano) e lá fundou a sua escola filosófica .

O presente artigo tem o intuito de apresentar um breve relato sobre a vida do matemático e filósofo Pitágoras, bem como relacionar as suas principais contribuições ao mundo matemático, sendo o Teorema de Pitágoras a sua maior descoberta.

Pitágoras de Samos

O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”. A vida de Pitágoras está envolvida em muitas lendas, por isso torna-se difícil relatar a sua história.

Especialistas da Grécia Antiga contam que Pitágoras fez sua escola jurar que não revelaria a descoberta. No entanto, Hipaso insistiu em divulgar a natureza do comensurável e imensurável, o conhecimento dos números irracionais "perigosos". Esse teria sido o motivo do suposto crime: silenciá-lo.

Pitágoras, o filósofo assassino que não comia feijão
Além disso, Pitágoras era vegetariano, mas havia uma planta em que ele não tocava: feijão. Para ele, comer feijão equivaleria a praticar o canibalismo, como se estivesse comendo seus pais.

O filósofo faleceu em Metaponto, na região sul da Itália, entre 495 e 490 a.C. com aproximadamente 80 anos.

  • Arignote
  • Mnesarchus
  • Mia
  • Damo
  • Telauge
  • Esara de Lucânia

A célebre frase “Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos” é de origem de Pitágoras. O filósofo acreditava muito no poder da educação, tendo sido um grande aprendiz e, posteriormente, um importante mestre e estudioso.