Qual é o mês mais quente do ano no Brasil?

Perguntado por: rmoreira6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 5 votos

julho

Temperatura no último mês ficou acima da média em quase todo o país. Recorde no Brasil acompanha o julho mais quente também no mundo. Julho foi o mês mais quente registrado no Brasil desde 1961, informou nesta sexta-feira em Brasília o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

julho

Em meio a um cenário de preocupações globais com as mudanças climáticas, o Brasil enfrenta um marco inquietante: julho de 2023 foi oficialmente classificado como o mês mais quente no país desde o registro histórico de 1961.

Julho de

Julho de 2023 bateu o recorde de mês mais quente já registrado na Terra, 0,33 grau Celsius acima do recorde anterior, de julho de 2019, anunciou nesta terça-feira (8) o observatório europeu Copernicus.

Por que faz tanto calor? Alguns fatores ajudam a explicar o recorde de julho. Entre junho e agosto normalmente são registradas as temperaturas globais mais altas, já que o verão no hemisfério norte puxa a média para cima.

No Brasil, ele começa no dia 20 ou 21 de junho e acaba no dia 22 ou 23 de setembro. Trata-se da estação do ano mais fria, com queda nas temperaturas e, em alguns lugares, precipitação de neve.

Verão: Dezembro, Janeiro e Fevereiro (DJF)

Além de Floriano, as cidades mais quentes do Brasil, em média de temperatura máxima, são: Bacabal (MA) com 34,5ºC; Sobral (CE) com 34,4ºC; Vale do Gurgueia (PI) com 34,3ºC, Piripiri (PI) com 34,3ºC e São João do Piauí (PI) com 34,2ºC.

Não se espera neste ano de 2023 que janeiro repita onda de calor tão extrema no mês, como se viu em 2022. Foi uma anomalia histórica extraordinária com 15 dias seguidos de máximas acima de 40ºC no Rio Grande do Sul, mas isso não significa que deixará de fazer muito calor.

A razão pela qual pensamos que isso vai continuar é porque continuamos a lançar gases de efeito estufa na atmosfera. Até pararmos de fazer isso, as temperaturas continuarão subindo”, afirmou, segundo a CNN.

Verão brasileiro pode ter 'graus a mais'
Mas, em 2023, o país será afetado pelo fenômeno climático El Niño, que contribui para uma primavera e verão com temperaturas em torno ou acima da média, favorecendo períodos prolongados de calor mais intenso.

As chuvas começam a partir da segunda quinzena de dezembro, e janeiro é o mês mais chuvoso, enquanto fevereiro é o mais quente. Março é a transição para o outono, porém, ainda chove e o protetor solar é indispensável.

Um dos motivos para as altas temperaturas no Brasil, como as registradas em vários estados nesta semana, são as alterações climáticas nos últimos 60 anos. Neste período, houve redução de chuva e as temperaturas do país estão elevadas em 1,5°C, de acordo com levantamento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Abril e maio no primeiro semestre e setembro e outubro no segundo são os meses de menores chuvas, se você também levar em conta o clima um pouco mais quente e “praieiro, prefira abril ou outubro, que marcam proximidade com o verão.