Qual é o maior cordel?

Perguntado por: rsales . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

O músico e escritor Edilberto Cipriano de Brito, conhecido por Beto Brito, da cidade de João Pessoa – PB, demorou 900 dias para escrever o maior cordel do Brasil, intitulado ´Bazófias de um cantador pai dégua”. São aproximadamente 271.620 caracteres, 1.400 estrofes sem septilha, 384 páginas e 8.400 rimas.

BB: Não existe especificamente um registro de um maior cordel do mundo. Existe no Guinness O Maior Poema do Mundo que é Os Lusíadas, de Camões. Acontece que esta é a única forma de escrita parecida com o estilo do cordel e que tem cerca de 1200 caracteres, sendo um pouquinho maior que o Bazófias.

7 cordéis famosos que você precisa conhecer

  • #1. A Discussão do Carioca com o Pau-de-Arara, Apolônio Alves dos Santos. ...
  • #2. Cordel, de Patativa do Assaré ...
  • #3. Peleja de Cego Aderaldo com Zé Pretinho do Tucum, Firmino Teixeira do Amaral. ...
  • #4. Cordéis que educam e transformam, de Costa Senna. ...
  • #7.

Cordel. Leandro Gomes de Barros, paraibano nascido em 19/11/1865, na Fazenda da Melancia, no Município de Pombal, é considerado o rei dos poetas populares do seu tempo.

Cordel datado de 1637 na Holanda.

Exemplos de obras da literatura de cordel

  • O poeta da roça – Patativa do Assaré
  • Ai se sesse – Zé da Luz.
  • A peleja do cego Aderaldo com Zé Pretinho dos Tucuns – Firmino Teixeira do Amaral.
  • O romance do pavão misterioso – José Camelo de Melo Resende.

A poesia de cordel tem algumas especificidades: é feita em sextilhas (estrofes de seis versos) e as rimas acontecem nos segundo, quarto e sexto versos. Cada verso deve ter sete sílabas, às vezes permitindo oito quando a última é átona.

Elias A. de Carvalho.

Essa forma de arte chegou ao Brasil no século XVIII, trazida pelos portugueses. Aos poucos, foi se tornando cada vez mais popular em nosso país, e nos dias de hoje ainda é possível encontra-la principalmente na região Nordeste. Ainda são vendidos em lonas ou malas estendidas em feiras populares.

O cordel foi originado em Portugal pelos trovadores medievais, que, nos séculos XII e XIII, cantavam poemas, espalhando histórias para a população a qual, em sua grande maioria, não era letrada.

Os versos de cordel são escritos em sextilha, ou seja, têm estrofes de seis linhas cada. As rimas normalmente ocorrem entre as linhas 2, 4 e 6.

Leandro Gomes de Barros

Uma biografia de Leandro Gomes de Barros (1865-1918), o “pai da literatura de cordel”.