Qual é o maior bairro de Curitiba?

Perguntado por: lbrites3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 14 votos

A Regional Boa Vista, maior de Curitiba em número de habitantes, está ao Norte da cidade. Tem 13 bairros (Boa Vista, Barreirinha, Cachoeira, Santa Cândida, Atuba, Bairro Alto, Tarumã, Bacacheri, Tingui, São Lourenço, Pilarzinho, Taboão e Abranches) distribuídos em uma área de: 6247 hectares (14,38 % de Curitiba).

CIC segue sendo o bairro mais populoso (192.591 pessoas), mas na segunda posição já aparece o Sítio Cercado (132.403). Riviera, com 400 habitantes, é o bairro menos povoado, seguido por Lamenha Pequena (1.513).

Atualmente, os bairros mais populosos de Curitiba são CIC, Sítio Cercado, Cajuru, Uberaba, Boqueirão e Tatuquara.

O Centro continua a ser a área mais densa da cidade, fenômeno que se mantém desde a década de 1970. O segundo bairro mais denso, em 2010, é o Água Verde, seguido do bairro Sítio Cercado.

Riviera

Localizado entre o Orleans, a Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e no limite com o município de Campo Largo, o Riviera é também o menor bairro da Capital, com cerca de 400 habitantes (o equivalente a 0,02% da população curitibana), segundo a estimativa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( ...

Sítio Cercado

Em segundo lugar temos o bairro Sítio Cercado, com 115.525 habitantes.

Vila Izabel

1. Vila Izabel. O bairro Vila Izabel é conhecido por possuir ruas tranquilas e muito verde, sendo perfeito para quem procura morar em casas e ainda estar perto do centro. Seu nome é uma homenagem a rainha de Portugal, Isabel de Aragão, e a sua origem data de 1890 quando era apenas uma extensa mata que atraia caçadores.

Neoville

A região de Neoville
O Neoville está localizado na junção dos bairros Fazendinha, Campo Comprido, Novo Mundo, Pinheirinho e Capão Raso.

Taboão

O bairro menos populoso da regional é o Taboão, onde vivem 4.024 pessoas. A Regional Boa Vista impressiona pelo verde. Nesta parte da cidade estão alguns dos cartões-postais de Curitiba, como o Parque Tanguá com o Jardim Poty Lazzarotto, construído na primeira gestão do prefeito Rafael Greca.

Os números superlativos da CIC (Cidade Industrial de Curitiba), maior bairro da capital do Estado, são reflexos de sua concepção inicial — parte de um projeto de industrialização dos anos 1970 que estava sintonia com um movimento nacional de atração de multinacionais.