Qual é o cimento mais usado?

Perguntado por: dalmada . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Como o próprio nome indica, esse tipo de cimento é o mais comum no setor da construção civil. Geralmente, é utilizado em obras gerais, que não possuam exigências específicas em relação ao tipo de cimento utilizado.

1 – Cimento Portland comum (CP I)
O cimento Portland comum é o tipo de cimento mais produzido e utilizado no mundo, adequado para todas as construções de concreto em geral.

cimento Portland

Sem dúvidas, o cimento Portland é o mais utilizado em obras da construção civil e o preferido entre os profissionais. Isso porque apresenta excelentes características de resistência, durabilidade e trabalhabilidade, além de ser um produto muito versátil, podendo ser utilizado em diversas aplicações.

O cimento mais vendido do Brasil
A melhor escolha para a sua obra, o Cimento Todas as Obras Votoran é um dos principais materiais de construção utilizados como aglomerante. Item indispensável, é conhecido pela praticidade, pela qualidade e pelo preço, sendo o melhor custo benefício quando o assunto é cimento.

Diferentemente do CP II, o cimento CP III é um tipo de cimento que contém adição de 35% a 70% de escória em sua composição, e o resultado disto é que lhe confere maior impermeabilidade e durabilidade, resistência a sulfatos e à expansão além, é claro, de baixo calor de hidratação.

Cimento Portland CP II
Esse é o tipo mais comum, responsável por 70% do cimento encontrado no mercado. Ele libera menos calor em contato com a água. Isso porque, conta com maior adição de outros materiais. Assim, pode ser usado em construções e estruturas em geral.

Já o concreto obtido em laboratório, e denominado de PFC (porosity-free concrete) ou concreto livre de porosidade chegou a 400 MPa de resistência à compressão, tornando-se o tipo de concreto mais forte já produzido no mundo.

O cimento Todas as Obras é um cimento para uso geral, que tem maior produtividade e menor tempo de obra, além de ser versátil em todas as suas aplicações. Por isso, também faz todas as funções do cimento Obras Básicas. É indicado principalmente para reboco, contrapiso, lajes e concretos convencionais.

Uma nova geração de UHPC (Ultra-high Performance Concrete) foi desenvolvida na Universidade de Kanazawa, no Japão. Conhecido no Brasil como CUAD (concreto de ultra-alto desempenho) esse material atinge resistências que variam entre 200 MPa e 300 MPa.

O engenheiro responsável pela obra irá saber exatamente qual tipo de cimento utilizar e qual apresenta melhores condições para suportar determinadas condições. No entanto, conforme mencionado acima, o melhor cimento para concreto pode ser o CP III, por sua menor porosidade e duração mais elevada.

O Cimento Portland Branco atinge a tonalidade clara porque as matérias-primas utilizadas possuem baixo teor de ferro e manganês. Além disso, é utilizado caulim no lugar da argila.

O CP II-E, é recomendado para estruturas que exijam um desprendimento de calor moderadamente lento. Este cimento também apresenta melhor resistência ao ataque dos sulfatos contidos no solo.

CP II-F: Cimento Aditivado de Material Carbonático – filer
É um dos modelos mais eficientes para uso em aplicações de obras simples, mas que exigem resistência, como concreto, concreto armado, concreto protendido, pré-moldados, pavimentos e pisos de concreto.

O cimento Portland CP II-E-32 pode ser aplicado em argamassas de assentamento de blocos e tijolos, revestimento, reboco, emboço, massa de regularização, contrapiso, calçadas, concreto convencional, concreto simples, concreto armado (fundações, lajes, pilares e vigas), concreto projetado, rolado, magro e outros.

Assim, se precisar de rápida utilização, o melhor é utilizar um cimento CP V-ARI (alta resistência inicial). Já se o local onde será construída a sapata for de condições agressivas do solo, então seria melhor o cimento CP IV-32.