Qual é o ciclo do pé de feijão?

Perguntado por: nmorais . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 16 votos

Por ser considerada uma cultura de ciclo curto, o grão permite o plantio em até três momentos do ano, sendo elas: 1ª: safra das águas: plantio entre agosto e dezembro; 2ª safra da seca: plantio entre janeiro e abril; 3ª safra de inverno: plantio entre maio e julho.

90 dias

A cultivar tem ciclo abaixo de 65 dias (da semeadura à maturação dos grãos). Geralmente uma variedade de feijão possui ciclo de 90 dias, sendo as mais precoces com ciclo em torno de 75 dias.

Planta começa a produzir em 65 dias, em vez dos 90 dias do feijão tradicional. Apresenta alta produtividade média, de 3,8 mil quilos por hectare. Custos de água e eletricidade no cultivo são cerca de 30% menores.

De modo geral, podemos afirmar que a melhor época de plantio para o feijão é determinada por suas exigências climáticas. No entanto, por ser uma cultura de ciclo curto (cerca de 90 dias),o feijão pode ser cultivado por até quatro safras em um ano.

Época de semeadura: janeiro a março (safrinha ou 2ª época) / maio a julho (feijão irrigado ou 3ª. Época) Ciclo de cultura: varia de 75 a 95 dias, dependendo da cultivar.

Para o plantio com a matraca (saraquá), deve-se levar em conta o espaçamento de 40 centímetros entre covas, onde são colocadas três sementes em cada. Já no plantio em linha, devem ser distribuídas de 12 a 15 sementes a cada metro. O espaçamento entre linhas deve ser de aproximadamente 45 centímetros.

95 dias

Desde a semeadura até a colheita, as variedades de feijão tipo II têm duração média de 82 a 95 dias. Nesse sentido, o período de florescimento para este tipo pode variar de curto e médio, sendo entre 10 a 15 dias.

A época ideal de colheita é logo após a maturidade fisiológica do feijão (estádio R9) o que ocorre normalmente de 80 a 100 dias após a germinação. Um indicador de que se atingiu esse ponto é a mudança de coloração das vagens do feijão de verde para “cor de palha”.

Quanto tempo dura um pé de feijão-andu - YouTube. Hoje mostrei a minha roça de feijão-andu!! Vou sitar alguns bons motivos, para quem cultiva esse feijão!! (1) O tempo que sobrevive, em média de 3 a 5 anos, diferente do feijão de cordas é fava, que são plantas anuais. o seja precisam serem plantadas todo ano!!

O feijoeiro necessita de um ambiente muito específico, no qual temperatura e disponibilidade de água são variáveis essenciais para seu desenvolvimento. Leva de 75 a 110 dias para atingir a fase adulta, tendo sementes prontas para a colheita (FRANCISCO et al., 2016).

feijão-carioca

E, das mais de 15 variedades existentes, o feijão-carioca é o líder absoluto, sendo o mais consumido no país. Por isso, é importante que seu cultivo e manejo seja o melhor possível. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2019/2020 deve atingir 1,9 milhão de toneladas de feijão-carioca.

“Cada 1kg plantado, me rendeu 60kg de feijão biofortificado” - BioFORT.

Recomenda-se o uso de adubos ricos em fósforo, como superfosfato simples ou fosfato diamônico, durante o plantio ou próximo ao momento da semeadura.

O feijão ajuda a fertilizar o solo, pois é fixador de nitrogênio.