Qual é o carrapato mais perigoso do mundo?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Trata-se do Amblyomma cajennense, popularmente conhecido como carrapato-estrela. Muito desse medo se deve ao fato de que o carrapato-estrela é, no Brasil, um dos transmissores da Rickettsia rickettsii. A bactéria causa a febre maculosa, considerada a principal zoonose transmitida por carrapatos no país.

Transmissão: Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas. Os carrapatos mais jovens e de menor tamanho são os mais perigosos, porque são mais difíceis de serem vistos. Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra.

As espécies mais perigosas são o carrapato-estrela e o carrapato-vermelho-do-cão. Eles oferecem vários riscos não somente aos outros animais mas também para nós seres humanos, transmitindo doenças como a febre maculosa e erliquiose.

O carrapato-estrela, da espécie Amblyomma cajennense, transmissor da doença, pode ser encontrado em animais de grande porte, além de cães, aves domésticas, gambás, coelhos e, especialmente, na capivara. O período de incubação varia de dois a 14 dias após a picada (média de sete dias).

Você deve estar ciente de que as picadas de carrapatos não infectados também representam um grande perigo para os humanos: podem ocorrer reações alérgicas, até o edema de Quincke. Neste último caso, a vítima começa a sentir dores musculares, inchaço dos lábios e pálpebras e a respiração torna-se difícil.

Ou seja, se é um carrapato em humano, que já esteve em um animal infectado, ele pode transmitir a doença. Como Matar um Carrapato. Os carrapatos são perigosos por causa das doenças que carregam. Se um carrapato o picar, mate-o, mas não destrua o corpo dele.

É preciso investir em prevenção. Por falar em prevenção, embora não exista vacina, há sim cura para a doença do carrapato. Basicamente, quanto mais cedo os sintomas forem observados e o diagnóstico for dado, maiores as chances de cura. Por isso é fundamental agir rapidamente e procurar um veterinário.

Carrapatos gostam de ambientes com frestas, madeiras, entulho, vegetação alta, e outros locais em que eles podem se abrigar da luz solar. É importante limpar o ambiente o máximo possível, jogando fora ou retirando de perto do animal itens que não são mais utilizados.

Gambás são nossos aliados contra a febre maculosa: podem comer 4000 carrapatos em uma semana! Dentre as espécies de marsupiais brasileiros temos o gambá (Didelphis sp.), às vezes menosprezado, mas muito importante.

butox

O melhor produto para acabar com carrapatos no quintal ou dentro de casa é o butox. O líquido deve ser usado com bastante cuidado, visto que é tóxico se inalado e traz riscos para a saúde do cachorro.

amarronzada

Carrapato-estrela
Ele é bastante conhecido, pois também acomete equinos e bovinos, além de transmitir a perigosa febre maculosa aos humanos. Grandes, esses tipos de carrapatos podem chegar ao tamanho de um grão de feijão e possuem a cor amarronzada.

Limpe o local da picada e as mãos com álcool ou use água e sabão. Observações: Remova o carrapato o mais rápido possível para reduzir as chances de infecção devido à picada do carrapato. Não use esmalte de unha, vaselina ou fósforo quente para soltar o carrapato.