Qual é o animal mais ruidoso do mundo?

Perguntado por: dsalgado . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.5 / 5 7 votos

baleia

Eleger o mais barulhento do mundo é fácil: a baleia vence em todos os aspectos. Mas há outros bichos que, se não levam a medalha de ouro no grito em altura, fazem bonito no barulho à distância.

1 – Cachalote. O cachalote (Physeter macrocephalus) não só é o animal que tem o cérebro maior do reino animal, mas também é o mais escandaloso.

Um exemplo disso é o morcego-marrom, que em testes realizados em 1969 ganhou o título de animal mais dorminhoco, marcando 19,9 horas de sono em um período de 24. Silbernicus.

Surgiram vários candidatos da ordem Orthoptera (grilos e gafanhotos), incluindo um tipo de grilo campestre da Malásia, uma espécie chamada Circotettix Rabula (foto acima) e outra conhecida como grilo-toupeira. Esse último ganhou o prêmio de mais barulhento neste grupo, com 96 decibéis a uma distância de 50 cm.

preguiça

Em primeiro lugar na lista, a preguiça-de-três-dedos alcança o pódio da maneira mais lenta possível. Representante dos bichos-preguiça, esse animal costuma passar boa parte do seu dia pendurado no topo das árvores sem se mexer nem um pouquinho.

Enquanto o morcego e alguns de seus parentes roedores estão entre os animais que ouvem sons mais agudos, as baleias e os elefantes estão entre os que ouvem – e emitem – os sons mais graves. Eles trabalham com uma faixa de frequência de até 20Hz.

polvos

O polvo é sem dúvida o animal invertebrado mais inteligente do mundo. Os polvos têm apenas um terço de seus neurônios em seus cérebros, enquanto os neurônios restantes são encontrados em seus tentáculos. Eles são animais solitários que exploram seu ambiente por conta própria gerando memória a longo prazo.

O rugido do leão é tão poderoso que pode ser ouvido a 8 km de distância. Esse som pode ter vários sentidos: comunicação, demarcação de território e busca, e competição por cópulas.

1. Orangotangos. O orangotango é considerado o animal mais inteligente do mundo (Foto: Thomas Fuhrmann/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons) Assim como os chimpanzés, o orangotango é capaz de usar ferramentas, aprender a linguagem de sinais e ter estruturas sociais complexas que envolvem rituais.

Sim, o animal mais raro do mundo é um réptil, a tartaruga Rafetus swinhoei. Presente na China e no Vietnã, essa tartaruga pode medir até um metro de comprimento. Esse réptil raro chama a atenção porque, ao contrário de outras tartarugas conhecidas, ele não possui uma carapaça rígida.

Caramujos. Os caramujos são gastrópodes com concha encontrados em uma ampla variedade de habitats. Eles não têm cordas vocais e são totalmente silenciosos.

O Sapo Namaqua (Breviceps namaquensis) é um anfíbio pertencente à família Microhylidae que ficou conhecido por uma característica peculiar. O som que ele emite é semelhante ao de um apito de brinquedo de borracha, comuns para crianças.

besouro-tigre

O também conhecido como besouro-tigre (Carabidae: Cicindelinae) é um animal muito peculiar que consegue correr a 8 km/h, ou seja, ele percorre 120 vezes o comprimento do seu corpo em um segundo. A velocidade é tão alta que ele fica cego durante sua caçada.