Qual é o algoritmo do Instagram?

Perguntado por: lsouzas . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.6 / 5 6 votos

Aqui o algoritmo do instagram vai sugerir conteúdo de contas que você (ainda) não segue, com base nos conteúdos do seu interesse. Para fazer essa seleção e entregar o melhor conteúdo, ele analisa a popularidade com base nas curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos e a rapidez com que tudo isso acontece.

O algoritmo do Instagram funciona como um conjunto de “regras” que classificam as postagens de acordo com o que pode ser mais interessante para cada usuário da rede social. Os conteúdos mais alinhados com os interesses dos usuários surgirão primeiro, em todas as partes do aplicativo: feed, explorar e reels.

Entenda os algoritmos do Instagram (no plural)
Mas há um fato mal compreendido: não existe um único algoritmo que decide o que você vê. Cada parte do aplicativo (feed, Explorar e Reels) tem o próprio sistema de classificação com base em como você a usa.

Se o alcance do seu Instagram diminuiu, é provável que suas postagens não sejam otimizadas por algoritmos, o que significa que elas não seguem as melhores práticas de postagem. Para entender por que seu alcance no Instagram está diminuindo, você deve primeiro entender como funciona os algoritmos do Instagram.

Como funciona o Algoritmo Instagram Reels em 2023
Uma das principais vantagens é que em 2023 o algoritmo Instagram Reels suporta utilizadores com um pequeno número de assinantes. O conteúdo é mostrado ao público, que assistirá a todo o vídeo e irá para a página de áudio para criar o seu próprio.

Lista de 8 dicas para ganhar seguidores no Instagram

  1. Crie conteúdo de qualidade. ...
  2. Tenha uma identidade visual coerente. ...
  3. Use hashtags da maneira certa. ...
  4. Poste com frequência. ...
  5. Interaja com as outras pessoas. ...
  6. Crie posts e stories interativos. ...
  7. Faça conteúdo patrocinado. ...
  8. Invista em parcerias.

Abaixo estão listados alguns passos importantes para a escrita de um algoritmo computacional:

  1. Preste atenção à ordem lógica da execução das tarefas;
  2. Lembre-se de que ele deve ter um início e fim;
  3. Ele deve ser completo;
  4. Deve ter um alto nível de detalhes;
  5. Cada tarefa é uma instrução, assim, defina-a bem.

Como aparecer no Explorar do Instagram?

  1. Crie conteúdo de qualidade. Antes de tudo, seu conteúdo precisa ser excelente. ...
  2. Tenha sempre seu público-alvo em mente. ...
  3. Invista em formatos de vídeo. ...
  4. Estude outros conteúdos que aparecem na aba. ...
  5. Publique nos melhores horários. ...
  6. Use hashtags e tags de localização.

Para adicionar um co-autor para a publicação, será preciso selecionar a opção "Marcar pessoas" na tela de compartilhamento que aparece antes de publicar um conteúdo no feed ou no Reels. Em seguida, o aplicativo mostrará o botão "Convide um colaborador", que permitirá adicionar outro usuário como autor do post.

Os algoritmos são sequências de instruções ou operações para alcançar um objetivo. Ele tem a entrada (input) e saída (output) de informações mediadas por essas regras. Nas plataformas sociais, o objetivo do algoritmo é melhorar a experiência do usuário, mostrando publicações e anúncios do seu interesse.