Qual é a vantagem do saque-aniversário?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Ter a possibilidade de sacar o dinheiro de sua conta do FGTS pode fornecer uma segurança financeira à qual você não teria acesso de outra forma.

Desvantagens de antecipar o Saque Aniversário FGTS
Quando você opta pelo Saque Aniversário, mesmo quando não faz a antecipação, perde a possibilidade de sacar o saldo integral da sua conta do FGTS em caso de demissão sem justa causa durante 2 anos. Porém, a multa de 40% em caso de desligamento é mantida para o saque.

Mas a resposta é não, já que optar pelo saque-aniversário do FGTS impede saque-rescisão. Isso acontece porque a opção pelo saque-aniversário atinge todas as contas que o trabalhador tem no Fundo, sejam antigas ou a conta do emprego atual.

O empréstimo do saque-aniversário é descontado diretamente das futuras parcelas do FGTS, que cairiam na conta no seu mês de aniversário. Por exemplo, se você optar por fazer a antecipação de 4 parcelas, nos próximos 4 anos o valor será descontado do seu saldo FGTS, no mês do seu aniversário.

Antecipar o saque-aniversário pode ser uma boa solução para quitação de dívidas de juros mais altos, como o cartão de crédito e o cheque especial, ou para realizar objetivos imediatos - reformar um cômodo da casa, por exemplo.

Saque-aniversario não representa risco para o financiamento de projetos pelo FGTS, avalia Inter. Rentabilidade do fundo empata com a inflação e perde para a Selic no acumulado dos últimos 5 anos .

três meses

O valor do saque-aniversário fica disponível do primeiro dia útil do mês de aniversário do contribuinte e permanece na conta do FGTS por três meses, conforme visto no calendário.

Da mesma forma, se o trabalhador for demitido na vigência do Saque Aniversário, receberá a multa rescisória e não poderá sacar os saldos residuais, ainda que opte pelo retorno ao Saque-Rescisão e passe o período de carência. (Lei 8.036/90, Art 20-A, §1º).

Sim, ser optante da modalidade saque-aniversário não interfere na hora de receber o seu Abono Salarial PIS. Portanto, caso opte por receber anualmente o saque-aniversário do FGTS e preenche todos os requisitos do PIS, você receberá normalmente.

Trabalhador que antecipou saque-aniversário poderá pedir FGTS em caso de demissão, diz Marinho. Trabalhadores que optaram por antecipar o saque-aniversário também poderão sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), se forem demitidos, segundo declaração de Luiz Marinho, ministro do Trabalho, ao SBT News.

Quais são as vantagens e desvantagens do saque-aniversário?

  • Acessível. ...
  • Fácil de receber. ...
  • Use como quiser. ...
  • Pode antecipar. ...
  • O valor pode ser baixo. ...
  • Tem limite de saque em dinheiro. ...
  • Não permite o saque em caso de demissão. ...
  • Leva dois anos se desistir do saque-aniversário.

Caso o saldo bloqueado do FGTS seja por conta de empréstimo (por antecipação do saque-aniversário), a conta só é desbloqueada após a dívida ser quitada. Para isso, você pode antecipar as parcelas da dívida e terminar de pagar antes do prazo determinado.

O processo não exige avaliação de risco de crédito, permitindo a contratação mesmo para clientes com restrição cadastral. A taxa de juros é de 1,79% ao mês. Para solicitar o empréstimo, o cliente deve primeiramente aderir ao saque-aniversário pelo aplicativo do FGTS.

Posso quitar o empréstimo do saque-aniversário? É possível realizar a quitação antecipada do empréstimo FGTS de saque-aniversário solicitando à instituição financeira onde a contratação foi feita.

O valor total da Antecipação de Saque Aniversário deve ser no mínimo de R$500,00. Além disso, considerando que o trabalhador poderá antecipar até 5 períodos, o valor mínimo de cada período é de R$200,00. Dessa forma, para realizar a contratação, esses dois valores mínimos devem ser respeitados.

O período de saques começa no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Os valores ficam disponíveis até o último dia útil do segundo mês subsequente. Caso o dinheiro não seja retirado no prazo, volta para as contas do FGTS em nome do trabalhador.