O que significa tom C no violão?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 11 votos

É o C-E-G, ou dó maior (C). Não é por mera coincidência que ele é perfeitamente compatível com a escala de C... Esta seria a "família" de acordes de 3 notas (ou tríades) compatíveis com a escala de C, ou seja, estes acordes pertencem a um "CAMPO HARMÔNICO" no TOM de C (dó maior).

A = LÁ, B = SI, C = , D = RÉ, E = MI, F = FÁ, G = SOL ou H = SOL, em alemão.

Tom ou Tonalidade Do Maior (C)

Dó Sustenido Maior (C#) ou Ré Bemol Maior (Db)

O conceito C será atribuído aos alunos com nota final maior ou igual a 5,0 e menor que 7,0. Abaixo de 5,0 o conceito será D (reprovado por nota) e alunos reprovados por falta terão conceito E.

Em se tratando de guitarra e violão, a afinação mais comum das cordas é E-A-D-G-B-E. Segundo estudiosos, a afinação Standard surgiu há mais de 500 anos, com a chittarra italiana, instrumento de 5 cordas, que tinha a afinação A-D-G-B-E.

Se você tem a partitura da música, olhe sempre para o seu início, ao lado da clave. Veja se tem bemóis, sustenidos e quantos são; a partir disso, poderemos dizer qual é o tom da música. Por exemplo, se na armadura tivermos apenas um sustenido, sabemos que a música está em sol maior ou mi menor.

Dessa maneira, um tom em uma escala é a distância de dois sustenidos ou dois bemóis entre as notas.

Há uma teoria que o C# ganhou este nome (inicialmente a linguagem internamente se chamava COOL - C-like Object Oriented Language) porque ela seria a evolução do C++, e continuaram a brincadeira de incrementar o nome de C. Então eles fizeram a linguagem C++++, mas empilharam os dois operadores de incremento.

Desenvolvedor C#
O C# é uma linguagem de programação muito popular, sendo uma excelente escolha devido a sua baixa curva de aprendizado e simplicidade (mas sem deixar de ser uma linguagem poderosa). Além disso, ela é a linguagem principal do . NET Framework, o framework para desenvolvimento da Microsoft.

Você pode substituir ela pela escala enarmômica de Db (Ré bemol) pois as notas são as mesmas, mudando somente a nomenclatura.

Nesse sentido, quando falamos de guitarra ou violão, a afinação mais comum das cordas é E – A – D – G – B – E (da corda mais grossa para a mais fina). Esse padrão surgiu no século XVIII, quando os primeiros instrumentos de 6 cordas foram inventados.

A afinação drop D, também conhecida como dropped D ou drop-D, é uma afinação de guitarra e baixo onde a corda mais grave (mi) é afinada um tom abaixo da afinação padrão (EADGBE), em ré. Ela pode ser representada, da corda mais grave para a mais aguda, como DADGBE ou no baixo como DADG.