Qual é a sílaba tônica de xadrez?

Perguntado por: ovasconcelos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 18 votos

xadrez (xa-drez).

xadrez (xa-drez)

Xadrez é Uma Palavra Com 2 Sílabas e 6 Letras.

É uma palavra aguda (Portugal) ou também chamado oxítona (Brasil), acento tônico na última sílaba.

rapaz (ra - paz).

Tonicidade diz respeito à sílaba que apresenta maior proeminência em uma palavra. Essa sílaba é chamada de tônica ou acentuada. Ela recebe o acento principal ou primário na palavra.

A sílaba tônica é a mais forte da palavra, ou seja, é aquela que pronunciamos com maior intensidade. Ela pode aparecer em diferentes posições, pode ter acento ou não e dependendo da posição da sílaba tônica haverá uma classificação diferente.

As palavras oxítonas são aquelas que têm a última sílaba tônica, ou seja, a última sílaba dessas palavras é pronunciada com mais força. Exemplos: avó (a-vó), bambu (bam-bu), ruim (ru-im), você (vo-cê).

São acentuadas as oxítonas terminadas em em e ens de mais de uma sílaba: alguém, amém, armazém, neném, refém, reféns, parabéns, também etc. Assim também com as formas verbais na 3ª pessoa singular: têm e seus compostos: retém, detém, mantém etc.

Para que uma palavra seja oxítona, de fato, a maioria dos estudiosos considera que ela precisa possuir mais de uma sílaba. As que contém somente uma (como má, vá e fé) são tidas na categoria de monossílabos tônicos, que só podem ser diferenciado dos átonos na companhia de outras palavras.

varal (va-ral).

b) As sílabas tônicas são pronunciadas com maior intensidade fonética. c) Na palavra “amora”, a sílaba “mo” é a única sílaba átona.

A sílaba tônica da palavra "animal" é "mal". Explicação: A sílaba tônica é a sílaba pronunciada com mais intensidade.

Palavras proparoxítonas: São aquelas que possuem acento tônico na antepenúltima sílaba, como LÂMpada, ÁRvore, MÉdico, PÂnico.

- PROPAROXÍTONAS – a antepenúltima sílaba é a mais forte. Exs.: ônibus, helicóptero, tráfego, política.

-ne-

Como exemplo, podemos citar a palavra “janela”, cuja sílaba tônica é “-ne-”, ou seja, “ja-NE-la”.