Qual é a religião da meditação?

Perguntado por: ailha4 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

A meditação é um exercício milenar de contemplação, utilizado não apenas por religiões do Médio e Extremo Oriente (sufismo, hinduísmo, budismo, taoísmo, zen budismo), mas também por antigas correntes judaico-cristãs de cunho místico.

A meditação, entretanto, não se limita a um exercício religioso como muitos pensam. Hoje, é uma prática independente das crenças que não se conecta mais aos preceitos religiosos de sua origem. Hoje, meditar é apenas concentrar-se em si, deixar de interagir com os pensamentos, e claro, evitar as interferências externas.

A prática surgiu há cerca de 5 mil anos, na Índia. Com o tempo, foi se espalhando pela Ásia e ganhando diferentes vertentes, mas sempre com o objetivo central de unir mente, corpo e alma em busca de evoluir como pessoa.

É definido como 'uma forma de devoção privada, ou exercício espiritual, consistindo em profunda e contínua reflexão sobre algum tema religioso'. A meditação é uma forma de oração.

Ao que parece, vêm da China e da Índia os mais antigos relatos sobre meditação, datando de cerca 1.500 a.C. na filosofia Vedanta do hinduísmo, e em torno de 500-600 a.C. com os taoístas na China. Em 500 a.C. o budismo começa seu legado através dos ensinamentos deixados por Sidharta Gautama, o Buda.

Portanto, para a tradição cristã, a meditação seria como um “orar sem cessar”. Faz parte da prática o estudo dos ideais cristãos e dos textos sagrados, sendo assim totalmente vinculada ao caminho dos ensinamentos de Cristo.

5 tipos diferentes de meditação para você testar e diminuir a...

  • Mindfulness. O termo significa atenção plena. ...
  • Meditação Transcendental. Nela, você ensina a sua mente a mergulhar no campo transcendental. ...
  • Raja Yoga. ...
  • Meditação Vipassana. ...
  • Meditação Zazen.

Instantaneamente, a meditação é capaz de alterar o funcionamento cerebral, refletindo-se em mudanças nos exames de eletroencefalograma. É também possível notar alterações cardiovasculares, com alterações benéficas na pressão arterial e na frequência cardíaca.

“Durante a meditação, paramos de pensar no passado e no futuro, como acontece o tempo todo, e ficamos mais atentos ao momento presente. Esse é o segredo da meditação”, afirma Catia. Meditação significa tirar a atenção da enxurrada de pensamentos da mente e colocar a atenção em outra coisa.

A palavra meditação vem do latim meditare, que significa estar em seu centro, desligando-se do exterior e imergindo a sua atenção em si mesmo.

A meditação, descrita como uma prática de auto-regulação do corpo e da mente, caracteriza-se por um conjunto de técnicas que treinam a focalização da atenção. Também conhecida como treinamento mental, essa prática constitui uma técnica capaz de produzir efeitos psicossomáticos.

A meditação pode trazer inúmeros benefícios para a sua vida. Ela ajuda você a encarar os problemas com serenidade, manter o foco mesmo em situações difíceis e até mesmo atenuar sintomas de algumas doenças.

Você também pode saber se teve uma boa meditação pelo modo como se sente depois. Se a paz, a luz, o amor e a alegria vieram à tona como resultado da sua meditação, você saberá que meditou bem.