O que acontece se adormecer durante a meditação?

Perguntado por: vnogueira4 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.9 / 5 20 votos

A pessoa pode sentir o corpo adormecer, não lutar contra, mas se manter como observadora. Aí, sim, é uma experiência agradável, profunda, que eleva o nível da meditação e o torna bastante diferente e profundo.

É um relaxar – consciente – da mente (lógica) e do corpo. Compreendendo essa premissa, fica claro que dormir não é o nosso objetivo; ao contrário, devemos aprender a relaxar sem dormir, e não nos entregarmos ao sono.

Além disso, uma dica importante é meditar antes de dormir, logo depois de acordar ou após o banho, um momento em que você está mais relaxado e pode “esvaziar” a mente das preocupações do dia a dia.

Pesquisadores descobriram que cerca de 8% das pessoas que tentam meditação experimentam um efeito negativo. “As pessoas experimentaram desde um aumento da ansiedade até ataques de pânico”, diz Farias. Eles também encontraram casos de psicose ou pensamentos suicidas.

Outra maneira de saber se você realmente está meditando é observar o que acontece durante o seu dia. Será que os incômodos incomodaram menos? Será que as alegrias alegraram mais? Será que a coragem foi mais corajosa?

Idealmente, um período de 10 a 15 minutos é um ótimo tempo para começar e trazer pequenos benefícios em relação à atenção e à respiração, mas cinco minutos já são suficientes para permitir uma sensação de tranquilidade.

Usando a respiração para ficar acordado enquanto medita
Antes de começar a meditar, respire sete vezes, com inspirações longas. Isso o ajudará. Se respirar intensamente, se energizará e, ao mesmo tempo, conquistará o sono por alguns minutos.

Para quem é dependente de álcool e/ou faz uso de drogas ou alguns tipos de medicamentos, como para epilepsia, a meditação também é desaconselhada. A atividade altera a química do cérebro e essas drogas têm a mesma ação.

A prática permite o relaxamento, sem focar a atenção no passado ou nas preocupações com o futuro. Além disso, estudos comprovam que também ajuda a reduzir a ansiedade, a controlar melhor as fobias e a ansiedade social.

Você pode meditar em qualquer horário para ter efeitos positivos.

Você já deve estar curiosa para saber em quanto tempo vai começar a colher os primeiros benefícios, não é? Uma rotina de meditação mantida por oito semanas já provoca os primeiros resultados.

Também tem as opções de fazer sentado ou deitado, mentalizar um mantra para ajudar a concentrar, utilizar áudios para guiar sua prática ou simplesmente tirar 5 minutos por dia para sentar-se confortavelmente e concentrar na sua respiração.

Como começar a meditar

  1. Reservar 5 a 10 minutos por dia. Deve-se reservar 1 ou 2 momentos ao longo do dia para se desligar por um tempo. ...
  2. Encontrar um local calmo. ...
  3. Adotar uma postura confortável. ...
  4. Controlar a respiração. ...
  5. Focar a atenção.