Qual é a principal característica da tartaruga?

Perguntado por: dguterres . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Com as características descritas acima, é possível afirmar que a tartaruga é réptil! Ela pertence à classe Reptilia e à ordem Chelonia (ou Testudine), por isso também é chamada de quelônio. A característica principal dessa ordem é o corpo coberto por carapaça e plastrão, sem dentes.

Peso: 230kg. Casco (carapaça): Quatro pares de placas laterais de queratina de coloração verde ou verde-acinzentadas; marrom com manchas negras e amareladas quando juvenis. Cabeça: Pequena, com um único par de escamas pré-frontais e uma mandíbula serrilhada que facilita a alimentação de itens vegetais.

As tartarugas se tornaram mais famosas do que seus parentes cágados e jabutis, além de estarem em maior número. Elas são na maioria das vezes aquáticas, saindo da água para tomar sol ou desovar, mas existem tipos terrestres. As tartarugas podem viver em água doce ou salgada, dependendo da espécie.

Não têm orelhas. Outra curiosidade sobre as tartarugas é que elas não possuem ouvido externo, ou seja, não têm orelhas, mas possuem um sistema auditivo composto por ouvido médio e interno, o que lhes permite ouvir.

As tartarugas marinhas são animais migratórios por excelência e vivem dispersas na imensidão dos mares. As tartarugas marinhas são solitárias e permanecem no ambiente marinho durante toda a sua vida, com exceção das fêmeas adultas que buscam as praias para desovar.

São fonte de alimento para predadores marinhos e terrestres, inclusive o homem, e importantes consumidores de organismos marinhos, servindo como substrato para outras espécies.

Na natureza, as tartarugas têm hábito onívoro, com forte predileção carnívora, alimentando-se de pequenos peixes, alguns insetos e plantas aquáticas. Já os cágados, animais semiaquáticos, têm como característica serem onívoros: alimentam-se da proteína que encontrarem, seja ela de origem vegetal ou animal.

A tartaruga marinha ensina que é mais a constância, do que a pressa, mais a determinação, do que a dispersão, a lição de quem se aplica a projetos de longo prazo. Igualzinho, por sinal, a aprender um novo idioma.

Esse animal evoca estabilidade, longevidade, honra, paciência, resistência, proteção, experiência, sabedoria, organização, construção, foco e proteção. Em sonhos, ver uma tartaruga pode ser um aviso de que devemos ir mais devagar, sem ansiedade, mantendo a serenidade e a paciência.

Uma tartaruga é um réptil cuja característica que mais se destaca é a presença de uma carapaça que serve para proteger os órgãos. Desta forma, a olho nu, só se consegue observar a cabeça, as patas e a cauda do animal, já que o resto está coberto pela carapaça.

Distribuição: Habita zonas tropicais e temperadas dos Oceanos Índico, Pacífico e Atlântico.

Sim, a tartaruga dorme, ou descansa. Geralmente à noite, mas também pode ser durante o dia. Dorme no fundo do mar, protegida nas pedras quando o fundo é rochoso ou com recifes. Também dorme boiando na superfície.