Quanto tempo uma pessoa pode segurar as fezes?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Mas por quanto tempo é seguro “segurar” o cocô? A não ser que haja uma reviravolta no seu intestino e você sinta que ou corre para o banheiro ou acontecerá um acidente de escape fecal, você pode segurar o cocô durante um filme longo, uma palestra e até por algumas horas em um voo ou em uma viagem na estrada.

O ato de segurar o cocô faz com que ele seja deslocado para o segmento mais acima do reto, chamado de cólon sigmoide, em que pode ocorrer a absorção da água contida nas fezes, deixando-as endurecidas e ressecadas, causando a prisão de ventre e maior dificuldade para evacuar.

Além das mudanças de hábito, se você chegou ao ponto de pensar “não evacuo há 5 dias, o que fazer?”, a resposta pode ser aumentar o consumo de fibras. O indicado para adultos é o consumo mínimo de 25 gramas ao dia, no entanto, pode ser difícil atingir essa quantidade apenas com a alimentação.

Hora de ir ao banheiro
Todos os dias, produzimos cerca de 150 gramas de fezes. Elas ficam no reto, que tem 15 centímetros de comprimento, em média. Quando 30 gramas de cocô se acumulam no local, o esfíncter interno se abre para liberar as fezes, enviando um alerta para o cérebro de que é hora de visitar o banheiro.

A complicação mais comum da constipação é o fecaloma, massa compacta de fezes endurecidas, que se deposita no reto ou no cólon sigmoide (parte final do cólon), e interrompe o trânsito intestinal. A tendência é o fecaloma aparecer mais nas pessoas com dificuldade de locomoção, como os idosos acamados e os cadeirantes.

Um dos primeiros sinais da obstrução intestinal é a parada na eliminação de fezes e gases. A prisão de ventre pode vir acompanhada de dor abdominal, inchaço, náuseas, vômito e diminuição do apetite.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Porém, nem sempre a frequência de evacuações isoladamente é um parâmetro confiável para dizer que alguém tem constipação. Classicamente, consideramos normal que um indivíduo evacue com frequências que variam de 3 vezes por dia até 3 vezes por semana.

É preciso evacuar todos os dias
Não existe uma regra, vai de cada organismo. Os especialistas, porém, consideram ideal é ir ao menos três vezes por semana. O normal é que seja sem esforços exagerados e por tempo prolongado, diz a proctologista Sonia Yusuf, do Hospital Santa Cruz (SP).

É preciso o exame médico para avaliar a presença e as condições das fezes no reto para daí considerar a conduta. É preciso o seguimento médico para o melhor funcionamento do seu intestino e evitar outras complicações!

O hábito intestinal do ser humano varia enormemente de indivíduo para indivíduo, de tal forma que consideramos um hábito intestinal normal, o que varia de 3 evacuações ao dia até 3 evacuações por semana.

Não se desespere acreditando no mito de que se deve evacuar todos os dias. Considera-se normal evacuações a cada 3 dias, assim como o contrário também deve ter limite, onde o normal é evacuar no máximo 3 vezes por dia.

3 alimentos que endurecem as fezes
Agora que você já aprendeu sobre a importância do equilíbrio da flora intestinal e quais os principais sintomas da constipação, chegou a hora de conhecer os 3 principais alimentos que endurecem as fezes. São eles: a carne vermelha, os doces açucarados e os alimentos ultraprocessados.