Qual é a pena para genocídio?

Perguntado por: epinheiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Associarem-se mais de três pessoas para a prática de genocídio: Pena: reclusão, de cinco a quinze anos. Art. 16. Incitar, direta e publicamente, à prática de genocídio: Pena: reclusão, de cinco a quinze anos.

Cada conduta remete a uma pena prevista no Código Penal.
Nesse caso, a pena varia de 12 a 30 anos. As penas previstas para o crime de genocídio aumentam de 1/3 quando cometidas por governante ou funcionário público.

Genocídio é a palavra usada para referir-se a ações realizadas por determinados grupos com o objetivo de exterminar outros grupos por conta de sua opção religiosa, ideológica, ou por questões ligadas à etnia, raça e nacionalidade.

(b) Causar danos à integridade física ou mental de membros do grupo; (c) Impor deliberadamente ao grupo condições de vida que possam causar sua destruição física total ou parcial; (d) Impor medidas que impeçam a reprodução física dos membros do grupo; (e) Transferir à força crianças de um grupo para outro.

A convenção da ONU estabelece que qualquer um pode ser processado e punido por genocídio – inclusive líderes políticos eleitos. O Tribunal Penal Internacional(TPI), em Haia, tem um mandato para investigar e processar pelo crime de genocídio, crimes de guerra e contra a humanidade.

Não confundir o delito de genocídio com o homicídio! Genocídio significa a exterminação sistemática de pessoas tendo como prin- cipal motivação as diferenças de nacionalidade, raça, religião e, principalmente, diferenças étnicas. É uma prática que visa eliminar minorias étnicas em determi- nada região.

As pessoas acusadas de genocídio ou qualquer dos outros atos enumerados no Artigo III serão julgadas pelos tribunais competentes do Estado em cujo território foi o ato cometido, ou pela Côrte Penal Internacional competente com relação às Partes Contratantes que lhe tiverem reconhecido a jurisdição.

No Brasil, o genocídio foi reconhecido como crime a partir da Lei no. 2.889 de 1956. O caso mais famoso, em termos de repercussão internacional, de um genocídio julgado no Brasil diz respeito ao chamado “massacre de Haximu”, perpetuado por garimpeiros contra a população indígena Yanomami.

O que é genocida? O genocida é aquele (pessoa ou grupo) que pratica o genocídio.

Gengis Khan

Invasão mongol
O que aconteceu: Na proporção da população mundial da época em que viveu, o líder mongol Gengis Khan supera qualquer outro genocida: aproximadamente 10% das pessoas que existiam naquele momento perderam a vida em consequência das ações desse líder político e militar.

Lei nº 2.889 de 01 de outubro de 1956.

Genocida é uma pessoa responsável por executar uma política para destruir, totalmente ou parcialmente, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso. Foi o caso do governo nazista que promoveu uma política para exterminar os judeus, fazendo o mais famoso genocídio da história, o Holocausto.

De acordo com a Lei 2.889/1956, as seguintes situações se enquadram como genocídio: - Matar membros de um grupo étnico, racial ou religioso; - Causar lesão grave à integridade física ou mental de membros de um grupo étnico, racial ou religioso; - Submeter intencionalmente um grupo étnico, racial ou religioso a ...

Dessa forma, o genocídio nunca é algo relacionado aos indivíduos, mas sim ao grupo. O extermínio dos indivíduos intenta destruir a totalidade daquele grupo, isto é, extinguir determinada raça, cultura, religião ou nacionalidade.

Os indivíduos condenados pelo Tribunal devem cumprir pena nos países que se comprometeram a acatar suas decisões. Portanto, apesar de ficar localizado em Haia, os encarceramentos, para os casos de condenação, não são realizados nesse local, mas sim no país onde o crime foi cometido.