Qual é a origem de carioca?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 14 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

O termo carioca vem de duas palavras tupi: kara'iwa (homem branco) e oka (casa), que, juntas, significam “casa do homem branco”. Os índios passaram a usar a expressão logo depois da fundação do Rio de Janeiro para se referir à cidade. Como apelido para os moradores, o termo só começou a ser usado a partir do século 18.

Os povos tupi deram o nome de “karai oca”, ou seja, “casa de branco”, às casas de pedra e cal que os portugueses construíram na zona da praia do Flamengo, que fica na foz do Rio Carioca. Rapidamente os portugueses começaram a chamar-se a si próprios de cariocas.

A partir de 1783, por decreto de D. Luiz de Vasconcelos, então vice-rei do Brasil, foi criado um novo gentílico "mais civilizado" para o Rio de Janeiro, o "fluminense", a partir do termo latino flumen, que significa "rio", em alusão ao "Rio".

Carioca vem do tupi e significa “casa de branco”. Refere-se à cidade do Rio de Janeiro. Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense, que vem do latim flumine (=rio) mais o sufixo -ense (=natural).

Natural ou habitante da cidade do Rio de Janeiro.

Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense e quem nasce na cidade do Rio de janeiro é carioca. Nos restantes estados isso não ocorre. Pode é haver dois adjetivos gentílicos com o mesmo significado, como alagoano e alagoense, que indicam uma pessoa que nasce e vive no estado de Alagoas.

História. A Liga Metropolitana de Football realiza o primeiro Campeonato Carioca. 6 clubes participam: Fluminense, Payssandu, Rio Cricket, Botafogo, Bangu e Football Athletic. O Fluminense conquistou o seu primeiro título carioca ao vencer o Rio Cricket por 4 a 1, na cidade vizinha, Niterói.

Ser carioca é muito mais do que ter nascido no Rio: é um estado de espírito. Conhecido por seu jeito irreverente e bem-humorado de ser, o carioca está sempre disposto a ajudar quem precisa. Os cariocas costumam ir a shopping centers tanto quanto vão à praia, muitas vezes para fugir do calor.

A primeira agremiação a adotar o futebol na cidade foi o Fluminense Football Club, fundado em 21 de julho de 1902. Em seu estádio, concluído em 1919, o Brasil ganhou seu primeiro título internacional de futebol, derrotando o Uruguai por 1x0, no terceiro Campeonato Sul-Americano.

A equipe de futebol do Flamengo foi criada em decorrência de uma desavença em seu rival Fluminense, em 1911.

Quase toda nossa herança linguística vem de Portugal e de países Europeus. Historiadores relatam que, junto com a Família Real, chegaram ao Rio cerca de 15 mil portugueses, entre membros da corte e seus serviçais. Por isso, o sotaque carioca é considerado o mais próximo do português de Portugal.

Leitora de Niterói quer saber por que quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é carioca e quem nasce em Niterói é fluminense. Há um engano na sua pergunta. Quem nasce em Niterói é niteroiense. Fluminenses são todos aqueles que nascem no ESTADO do Rio de Janeiro, inclusive os cariocas.

Até mesmo os moradores do chamado “Grande Rio”, que engloba cidades da região metropolitana, como Niterói e São Gonçalo, e municípios da Baixada Fluminense, são constantemente chamados de “cariocas”, principalmente pelos turistas pouco familiarizados com as denominações.

Gírias cariocas relacionadas a pessoas
Arroz: Serve para homens que vivem dando em cima das mulheres… ”Aquele cara é muito arroz, vive cantando as meninas”. Tá na Disney: Usada para dizer que uma pessoa está pirando! Geral: O mesmo que todo mundo. ”Geral vai na festa hoje!”

2. Carioca da gema. Carioca era quem nascia no estado da Guanabara e o "da gema" veio após a fusão em 1975, quando que os fluminenses, nascidos no antigo Estado do Rio de Janeiro, começaram a dizer que também eram cariocas. Os verdadeiros cariocas iniciaram a denominação "carioca da gema".