Qual é a ideia central da música Pais e Filhos?

Perguntado por: amello . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 7 votos

Em resumo, a canção trata sobre temas que, apesar de serem diferentes, estão interligados: uma criança questionando algo para os pais; os filhos que cresceram e passaram a cuidar dos pais; a relação de uma pessoa com pais separados; a situação de pessoas que não possuem família e lar e a relação de quem vive com os ...

Trata-se de uma música cuja letra abre a possibilidade de várias interpretações em cada um de seus versos, mas seu tema central permeia a relação entre pais e filhos, a importância dos sentimentos presentes nessa relação e os ruídos na comunicação que fazem parte dela.

Na verdade, Pais e Filhos foi escrita como uma forma de homenageara uma amiga próxima do próprio Renato que morreu ao cair do quinto andar de um edifício no Distrito Federal, depois de uma discussão com os pais. Por isso, o músico não tinha vontade de tocar a canção frequentemente nas apresentações da Legião Urbana.

A letra da música é questionadora e pretende tecer uma severa crítica social. Quando foi criada, no final dos anos 70, já havia a sensação de impunidade e falta de regras civilizatórias. O compositor não critica apenas a classe política, mas também a corrupção espalhada e arraigada no nosso dia a dia.

  • Renato Russo
  • Marcelo Bonfá
  • Dado Villa-Lobos

Significado da música
O tema dá voz a uma geração de jovens que viram a sua liberdade confiscada pela instauração da ditadura militar brasileira. Frutos de uma época marcada pela inovação, a experimentação e a contracultura, seu estilo de vida foi alterado pela chegada da repressão.

Lançada em junho de 2019 a música Canção Infantil é um retrato da sociedade corrompida e horripilante em que vivemos nos dias atuais, seja no Brasil ou no mundo.

Com base no trecho da música Planeta Água, ''Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão e sempre voltam humildes pro fundo da terra...'', o compositor fala sobre a responsabilidade de todos, em relação à preservação dos recursos hídricos (são as águas superficiais e subterrâneas disponíveis para ...

Há uma interpretação muito interessante deste trecho que sugere que Renato colocou na letra de Vento No Litoral a palavra cavalos-marinhos insinuando a relação dele com o seu companheiro, pois eles são vistos como animais fiéis. Na simbologia, os cavalos-marinhos são reconhecidos como seres persistentes e generosos.

Giuliano Manfredini

', lançada em 1987 no álbum 'Que país é este', da banda Legião Urbana, nunca esteve tão atual. A canção foi escrita por Renato Russo em 1978, durante a Ditadura Militar, e fala sobre as contradições sociais do Brasil.

E passa uma mensagem que, muitas vezes, ignoramos: devemos confiar sobretudo em nós mesmos (“Se você quiser alguém em quem confiar / Confie em si mesmo / Quem acredita sempre alcança“). Confiar em si só é possível quando você se conhece bem e sabe entender seus sentimentos, suas necessidades.