Qual é a ferramenta da qualidade?

Perguntado por: aoliveira4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

As ferramentas da qualidade são um conjunto de metodologias utilizado para definir, medir, analisar e resolver problemas que impactam nos resultados das organizações. Estas ferramentas colaboram para que os problemas sejam solucionados de forma assertiva, direcionando corretamente os esforços.

O diagrama de Pareto é uma das ferramentas da qualidade mais conhecidas no mundo. Também conhecido como gráfico de pareto, ele mostra, em um gráfico de barras, quais fatores são mais importantes com base na análise de causa raiz.

As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.

Existem três ferramentas que são essenciais para uma Gestão da Qualidade eficiente, são elas: MASP, PDCA e 5S.

Quais são as 7 ferramentas da Qualidade?

  • Fluxograma. O fluxograma é uma representação visual de processos poderosa pela sua simplicidade: para fazer, basta conhecer a simbologia, a sintaxe e o passo a passo do processo. ...
  • Diagrama de Ishikawa. ...
  • Folhas de verificação. ...
  • Diagrama de Pareto. ...
  • Cartas ou gráficos de controle.

A ferramenta 5W2H é um conjunto de questões utilizado para compor planos de ação de maneira rápida e eficiente. Seu principal propósito é a definição de tarefas eficazes e seu acompanhamento, de maneira visual, ágil e simples.

PDCA Passo a Passo

  1. 1º Passo: Planejamento. Primeiramente, você deve identificar e/ou entender o seu problema, seja ele o aprimoramento da qualidade de um produto, processo ou mesmo de um projeto . ...
  2. 2º Passo: Execução. Em segundo lugar, vem a etapa de execução. ...
  3. 3º Passo: Verificação. ...
  4. 4º Passo: Atuar/Agir.

As 7 ferramentas, como proposto por Ishikawa, são utilizadas para definir, estimar, analisar e solucionar problemas capazes de interferir no desempenho e no resultado das corporações. Assim, através do estabelecimento de métodos mais elaborados de resolução, espera-se aumentar a taxa de sucesso dos planos de ação.

8 ferramentas de gestão da qualidade que ajudarão o seu negócio!

  1. Fluxograma. Esta é uma das ferramentas de gestão da qualidade essencial para o departamento definir seus processos e como eles devem acontecer. ...
  2. Diagrama de Ishikawa. ...
  3. PDCA. ...
  4. Diagrama de Pareto. ...
  5. Análise SWOT. ...
  6. Cartas de controle. ...
  7. Six Sigma ou Seis Sigma.

É um sistema adotado pelas empresas para medir a qualidade dos produtos e serviços, avaliando se estão de acordo com suas especificações técnicas. Ele torna o processo de produção mais unificado, uma vez que confere a ele um padrão e requisitos a serem seguidos.

O que chamamos de 7 Ferramentas da Qualidade é um conjunto de metodologias que foi reunido por Kaoru Ishikawa e amplamente difundido como forma de melhorar os processos das empresas. Desde então, elas vem sendo utilizadas nos sistemas de gestão e auxiliam na melhoria dos serviços e processos.

Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa.

O fluxograma é uma das Ferramentas da Qualidade e seu objetivo é representar graficamente a sequência das etapas de um processo. Assim, com o mapeamento dos processos, fica mais fácil de entender como eles ocorrem, fazendo com que a tomada de decisão se torne mais eficiente, para gerar melhores resultados na empresa.

Plan (planejar): estabelecer o que será realizado e o objetivo; Do (executar): realizar o plano; Check (averiguar): avaliar os resultados obtidos; Act (agir): melhorar pontos de acordo com resultado.

O Diagrama de Pareto é uma demonstração gráfica que permite uma fácil visualização e compreensão dos problemas ou causas mais relevantes para a organização. Assim, ele foca nos pontos mais significativos a se solucionar.