Qual é a diferença entre reta é segmento de reta?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Retas: linhas infinitas destituídas de curvas. Elas não têm início, nem fim. São indicadas por letras minúsculas. Segmento de Reta: é uma parte da reta, marcada por dois pontos.

Os segmentos de retas possuem um ponto inicial e um ponto final. Eles podem ser consecutivos, adjacentes e colineares. Um segmento de reta nada mais é do que uma parte de uma reta que possui um ponto inicial e um ponto final, chamados de “extremos”.

A diferença está no fato de o segmento de reta possuir início e fim, diferentemente da semirreta, que só possui um ponto de início, mas não possui fim. Duas retas podem ser classificadas de acordo com a quantidade de pontos que possuem em comum.

Um segmento de reta é uma parte da reta que possui início e fim, ou seja, dois pontos A e B, onde A é a origem e B e o final do segmento da reta. Entenda! Um segmento de reta é uma parte da reta que possui início e fim, ou seja, dois pontos A e B, onde A é a origem e B é o final do segmento.

As retas são linhas que não fazem curva e são formadas por infinitos pontos para as duas direções em que se estendem. Elas devem ser definidas dentro de um plano e, tomando duas ou mais, é possível analisar a posição de uma com relação à outra: as chamadas posições relativas entre retas.

As retas podem estar na horizontal, vertical ou inclinada.

Os instrumentos mais conhecidos que são utilizados para medir segmentos de reta são: régua, trena e fita métrica. Já o resultado proveniente da Geometria Analítica depende da localização dos pontos A e B e baseia-se no cálculo do comprimento da hipotenusa de um triângulo retângulo.

substantivo feminino Traço cuja direção é única e direta, sem obstáculos, curvas, ângulos. Numa estrada ou pista, o trecho direto e reto, sem curvas. Geometria. A menor distância observada entre dois pontos.

Uma reta é um conjunto de pontos.
Portanto, retas podem ser “desenhadas” a partir de apenas dois pontos, contudo, elas são infinitas tanto na direção do primeiro ponto quanto na direção do segundo. Tendo em vista que as retas possuem infinitos pontos, conclui-se que elas também possuem comprimento infinito.

Triângulos são figuras geométricas formadas por três segmentos de reta que se encontram nas extremidades. Assim, são polígonos com três lados, três ângulos e três vértices. Um triângulo é um polígono que possui três lados e que necessariamente é uma figura plana cujos lados são segmentos de reta.

O segmento de reta é definido como uma parte da reta, o qual está delimitada por dois pontos.

As mais comuns são as inclinadas, horizontais, verticais, paralelas, coincidentes, reversas, coplanares, transversais, perpendiculares e retas concorrentes.

As retas fazem parte da ciência geométrica e, por definição, são nomeadas por uma letra minúscula e traçadas com setas em cada uma das extremidades.

Retas perpendiculares são quando duas retas se cruzam, formando um ângulo reto entre elas, ou seja, um ângulo de 90º. Podemos estudar analiticamente as retas perpendiculares. As retas perpendiculares formam um ângulo de 90º entre si.