Qual é a diferença entre o Consumidor e o cliente?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Enquanto o consumidor não tende a criar vínculo com sua marca, o cliente já tem por objetivo manter um relacionamento mais duradouro. Nesse sentido, o consumidor é prático e decide uma compra baseado nas necessidades daquele momento.

Consumidor é quem compra de uma empresa sem criar nenhum vínculo com a loja. A compra geralmente é decidida pela observação de critérios como menor preço, por exemplo. Por sua vez, o cliente é aquele que pensa em comprar determinado produto e já se direciona para a sua loja.

O cliente é aquele que se relaciona de qualquer maneira com a empresa. Ele pode se relacionar com uma empresa usando o produto dela ou comprando o produto dela ou escolhendo essa empresa sempre que puder.

A principal diferença entre as duas datas é o foco. O Dia do Cliente é voltado para agradecer e homenagear os clientes, enquanto o Dia do Consumidor tem como objetivo promover a defesa dos direitos do consumidor.

Ao fornecedor, cabe explicar até que ponto é possível flexibilizar itens como pagamento e entregas, por exemplo, enquanto ao cliente cabe a tarefa de deixar claro como está a situação de seu negócio, sempre tentando chegar ao melhor acordo possível.

O comportamento do consumidor é o conjunto de todas as ações e hábitos dos leads durante a jornada de compra. Ele é influenciado por alguns fatores, como cultura, sociedade, necessidades e estágio de vida. Entender esse conceito é fundamental para o planejamento de marketing de um negócio.

Basicamente, para fins do CDC, consumidor é pessoa física ou jurídica, que consome produtos ou serviços como destinatário final. Já fornecedor, é toda pessoa física ou jurídica que disponibiliza produtos ou serviços destinados no mercado.

O cliente pode agir como um “auditor” quando for capaz de julgar a qualidade do serviço recebido. Neste papel ele avalia o serviço recebido o que requer capacidades relacionadas à habilidade de julgar a qualidade de serviço.

Nós então pensamos em 7 formas inusitadas de classificar seus clientes:

  • Nível de documentação.
  • Nível de capacidade de pagamento.
  • Nível de urgência.
  • Nível de obediência.
  • Nível de exclusividade.
  • Fonte de referência.
  • Nível de simpatia.

Quem é o cliente para você? Cliente é alguém que necessita de minha ajuda e de minha equipe para satisfazer suas necessidades.

Os clientes são o principal pilar de uma empresa. São eles que viabilizam todas as ações dentro e fora de uma organização. Em síntese, tudo é feito para e com os clientes.

7 ideias de ações para o Dia do Consumidor

  1. Valorize a experiência do consumidor. ...
  2. Envie brindes exclusivos. ...
  3. Ofereça frete grátis. ...
  4. Monte kits de produtos e/ou serviços por preços promocionais. ...
  5. Ofereça descontos atrativos. ...
  6. Crie conteúdo para a data nas redes sociais. ...
  7. Crie promoções especiais.

Para compreender suas características é preciso identificar quem é ele (seu perfil), onde ele compra, quando compra, quanto está disposto a pagar e como ele decide suas compras. O consumidor, ou usuário, é quem realmente consome o produto.

Direitos Fundamentais do Consumidor

  • Direito à segurança. Garantia contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à vida ou à saúde.
  • Direito à escolha. ...
  • Direito à informação. ...
  • Direito à ser ouvido. ...
  • Direito à indenização. ...
  • Direito à educação para o consumo. ...
  • Direito a um meio ambiente saudável.

Explicando de uma maneira simples, a vulnerabilidade no mercado de consumo diz respeito ao fato de que o consumidor é considerado a parte frágil de uma relação de compra, ou seja, ele se encontra em uma situação de risco, que pode englobar fatores econômicos, sociais e até mesmo da vida.

Conheça os 4 perfis principais de clientes e como usá-los para vender mais por meio da psicologia de vendas.

  1. Cliente pragmático: características. ...
  2. Cliente analítico: características. ...
  3. Cliente afável: características. ...
  4. Cliente expressivo: características.