Por que se comemora o Dia das Mães?

Perguntado por: lfrutuoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 2 votos

O Dia das Mães teve origem no início do século XX, nos Estados Unidos. Tudo começou nos anos 1850 com o trabalho de Ann Jarvis, uma ativista que atuava para combater a mortalidade infantil na comunidade onde morava.

Essa data surgiu nos Estados Unidos como resultado da ação de Anna Jarvis, uma norte-americana que propôs a criação do Dia das Mães como uma forma de homenagear sua mãe, Ann Jarvis, uma metodista que dedicou sua vida à realização de obras de caridade, principalmente, durante a Guerra Civil Americana.

A data foi oficializada nos Estados Unidos em 1914 pelo presidente Woodrow Wilson (1856-1924) e se popularizou pelo mundo. Anna Jarvis ficou bastante desapontada ao perceber que o evento havia se tornado comercial, pois o seu principal objetivo era reunir mães e filhos e celebrar a presença materna.

A norte-americana Anna Maria Jarvis (1864-1948) é considerada a idealizadora do modelo contemporâneo do Dia das Mães. Em 1905, ela perdeu a mãe e, profundamente deprimida, resolveu militar por uma data que homenageasse o sentimento materno.

É sentir um amor incondicional e sem limites, que nos ensina a amar, perdoar, compreender, ter tolerância e não pedir ou desejar nada em troca. É ser guerreira e nunca se sentir sozinha, porque você passa a viver pensando por dois e em função do outro.

A escolha do lírio como presente no Dia das Mães carrega um significado de muito respeito pela figura materna. Isso porque essa flor está relacionada com a pureza, paz e felicidade. Além disso, o lírio também é o símbolo do amor eterno, harmonizando a nobreza da proteção e respeito.

Anna Jarvis, que vivia na cidade Grafton, no Estado da Virgínia Ocidental, nos EUA, havia perdido sua mãe em maio de 1905 e, por conta da saudade e da dor que sentia, resolveu organizar uma data especial para homenagear todas as mães, ensinando para as crianças a importância da figura materna.

O Dia das Mães é uma ocasião para demonstrar afeto e apreço, mas também para refletir sobre o papel das mulheres na sociedade e lutar pela igualdade de direitos e oportunidades para todas as pessoas.

No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi comemorado pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932 o Presidente Getúlio Vargas instituiu o Dia das Mães em todo o país, no segundo domingo de maio. A data passou também a fazer parte do calendário da Igreja católica.

Quando foi oficializado o Dia das Mães no Brasil? O Dia das Mães foi oficializado no Brasil em 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. A data foi escolhida para ser comemorada no segundo domingo de maio, seguindo a tradição dos Estados Unidos, onde a data já era celebrada há mais de uma década.

Todos os anos, divulga-se a história de que o Dia Internacional da Mulher surgiu em homenagem a 129 operárias estadunidenses de uma fábrica têxtil que morreram carbonizadas, vítimas de um incêndio intencional no dia 8 de março de 1957, em Nova York.