Qual é a curiosidade sobre a festa Carnaval?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.1 / 5 2 votos

Foi então que os bailes de máscaras e fantasias em clubes e teatros ganharam força. O primeiro baile de carnaval do Brasil foi organizado por uma atriz italiana no Largo do Rocio, Rio de Janeiro, em 1840. Sua ideia era popularizar as tradições do carnaval veneziano.

De acordo com a Enciclopédia, o carnaval vem das festividades finais realizadas pelos romanos católicos nos dias que antecediam a Quaresma, período que acontece antes da Páscoa cristã e em que os devotos se abstinham de comer carne, entre outras.

Tradicionalmente, o Carnaval tem como mote a ideia de subversão da ordem, na qual as coisas deixam de ser como são, para, temporariamente, assumirem seu inverso. Trata-se de um período no qual as pessoas entregam-se às festas e aos prazeres carnais, para, em seguida, iniciarem a Quaresma.

Além do entretenimento, o carnaval tem uma grande importância econômica e social. A festa movimenta diversos setores da economia, como o turismo, a indústria de bebidas e alimentos, e a confecção de fantasias e adereços.

Assim, o Carnaval pode ter surgido oficialmente na Idade Média, mas alguns elementos da festa foram herdados de celebrações da antiguidade. Esses elementos antigos foram herdados de celebrações de diferentes povos, destacando-se os mesopotâmicos, gregos e romanos.

As festas de Carnaval são adaptadas de acordo com a história e a cultura local. Em geral, as pessoas dançam, comem e bebem alegremente em festas, bailes de máscaras, bailes de fantasias, desfiles de blocos, escolas de samba, trios elétricos e até na própria rua.

Vem da antiguidade. Era um período anual de festas profanas e hoje corresponde ao período de três dias, que sempre acaba na Quarta-Feira de Cinzas, às vésperas da Quaresma. A palavra carnaval vem do latim carnem levare, que significa “abster-se, afastar-se da carne”.

O carnaval no Brasil tem suas raízes históricas no período colonial, tornando-se uma lucrativa atividade comercial no século XX. O entrudo era praticada pelos escravos. Estes saíam pelas ruas com seus rostos pintados, jogando farinha e bolinhas de água de cheiro nas pessoas. Tais bolinhas nem sempre eram cheirosas.

Pelo calendário litúrgico católico, o Carnaval antecede o início da Quaresma, ou seja, período que antecede os quarenta dias para a Páscoa. É daí surge a denominação Carnaval: palavra que se origina do latim Carnis levare, que significa 'afastar-se da carne'”, explica.

carnaval do Rio de Janeiro

O carnaval do Rio de Janeiro é chamado de “o maior espetáculo da terra”. Não à toa, está no Guinness Book como o maior carnaval do planeta: são cerca de dois milhões de pessoas participando todos os dias. É claro que o maior destaque é o desfile das escolas de samba.

A preparação para o carnaval ensina as crianças sobre trabalho em equipe, criatividade e o valor do esforço coletivo.

Seja para quem gosta de acompanhar bloquinhos ou para quem prefere usar o feriado para descansar, o Carnaval pode trazer impacto positivo para a saúde mental. Convivência social, músicas e até mesmo as fantasias podem ser motivos de alívio e desestresse para aqueles que querem tirar um peso da mente e apenas festejar.