Qual é a cor do símbolo do Corinthians?

Perguntado por: ozaganelli . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.5 / 5 10 votos

As tradicionais cores do Corinthians – o preto e o branco – só foram adotadas como oficiais algum tempo depois de sua fundação.

O símbolo do Corinthians é composto pelas cores branco, vermelho e preto, contendo o nome completo do time. Em menção aos esportes náuticos do clube, há também, no escudo, dois remos vermelhos e uma âncora.

bege

5 comentários. Deixe seu comentário. A primeira camisa do Corinthians, na época da sua fundação, era da cor bege, com calções brancos. Porém, após sucessivas lavagens, o bege desbotava e virava branco, que acabou virando oficialmente a cor da camisa do Timão.

Assim, a partir de março, o Timão terá um terceiro uniforme na cor roxa. Torcedor roxo é aquele fanático pelo time do coração, que não o abandona nem mesmo nos momentos mais difíceis.

Dentro de um brasão, o "C", vazado, remetendo a uma ferradura, em referência ao campo para criar cavalo em que o time treinava, e o "P", preenchido em preto, aparecem entrelaçados. Esse escudo foi encontrado em 2011, após ser descoberto pelos jornalistas e historiadores Celso Unzelte e David Costa.

Natural ou habitante de Corinto, cidade grega.

Como premeditado, os uniformes fazem referência à Democracia Corinthiana, celebrando seus 40 anos. A camisa principal é toda branca, como a usada em 1980, e a reserva conta com as tradicionais listras verticais pretas e brancas.

Descrição do produto
O espírito de luta e a valentia do Timão, que são sempre muito presentes, fez com que o Mosqueteiro se tornasse o mascote oficial do clube até hoje. Agora no tamanho ideal, perfeito para presentear e colecionar.

A cor era uma referência à expressão “torcedor roxo”, sendo uma homenagem aos corintianos fanáticos e doentes — o corintiano “roxo”. O manto era parte de uma estratégia de aproximação com a torcida em um momento difícil para o time, que acabara de ser rebaixado no Brasileirão e iria disputar a Série B naquele ano.

A âncora, os remos e a boia surgiram a partir de 1926, quando o clube comprou o terreno onde foi erguido o Parque São Jorge. O ex-jogador e pintor Francisco Rebolo Gonsales criou a arte com referências aos esportes aquáticos. Em 1939, o distintivo com leitura e significado integrou as camisas.

A já tradicional história da criação do Timão é conhecida pelos corinthianos. O que alguns torcedores talvez não saibam é que o nome do Alvinegro foi inspirado na equipe inglesa Corinthian-Casuals Football Club.

gavião

Porque o gavião é o símbolo do Corinthians? Segundo o pesquisador do Corinthians Fernando Wanner, a escolha desse animal como símbolo do time deu-se pelo fato dessa ave ser muito comum no campus da USP (Universidade de São Paulo), onde estudava boa parte dos torcedores que fundaram o grupo.