Porque o urubu é o símbolo do Flamengo?

Perguntado por: salencastro . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.4 / 5 11 votos

O mascote do Flamengo foi adotado em resposta a uma provocação racista que as outras torcidas faziam com o time, que tinha grande número de negros entre os torcedores. Quando o time entrava em campo, as torcidas adversárias gritavam “urubu, urubu”.

O urubu foi solto na arquibancada com uma bandeira presa nos pés, e quando caiu no gramado, pouco antes do jogo iniciar, a torcida fez a festa, vibrando e gritando: "é urubu, é urubu". O Flamengo venceu o jogo por 2 a 1 e, a partir daí, o novo mascote consagrou-se, tomando o lugar do Popeye.

A figura do urubu é associada com algumas crendices populares, como a de ser um mau presságio ter um urubu voando sobre a casa ou pousado no telhado da residência. De acordo com a superstição, este seria um sinal de morte.

urubu

O Flamengo tem como mascote o urubu, ave imponente que é sinônimo de Flamengo, mas que possui uma vasta história no futebol e demorou para ser adotada pelo clube como mascote após a motivação para sua escolha.

O Popeye representava a força e a valentia com que o Flamengo conseguia reverter situações quase que impossíveis, além é claro da óbvia ligação com o mar, que ambos possuem. Esse mascote acabou não ficando muito popular entre os torcedores do clube e com o tempo acabou sendo deixado de lado.

Desde o surgimento do clube, o mascote que era utilizado para representar o clube era o Popeye, que representava a era de ouro do Flamengo nos esportes náuticos, principalmente no remo .

O escudo do flamengo apresenta as iniciais CRF (Clube de Regatas do Flamengo) estilizadas no canto superior esquerdo e oito faixas em preto e vermelho alternadas horizontalmente. A agremiação poliesportiva começou suas atividades em 1895 com foco no remo.

Popeye

O Primeiro mascote do Flamengo foi o Marinheiro Popeye, personagem de quadrinhos na década de 1940 (e posteriormente de desenhos animados). A ideia partiu do chargista argentino Lorenzo Mollas que viu no Popeye a raça e a persistência do Flamengo .

Os urubus estão esperando para devorar o seu corpo; ele sabe que o dia da escuridão está perto. Ele será dominado pela angústia e pela aflição, como acontece quando um rei espera o ataque dos inimigos. Tudo isso acontece porque ele levanta a mão contra Deus e desafia o Todo-Poderoso.

Segundo os índios tembés, nos tempos míticos o fogo tinha um único dono: o urubu-rei. Como o urubu era muito avaro da sua preciosidade, os índios não podiam fazer uso de chama alguma, e quando queriam comer carne só lhes restava o expediente de expô-la longamente ao sol.

Em sua centenária história, o Flamengo possui dois mascotes: O marinheiro Popeye e o Urubu.

O Flamengo foi fundado em 17 de novembro de 1895 para as disputas de remo. A entrada da equipe no futebol aconteceu em 1912. Atualmente, o time rubro-negro é o maior vencedor da história do Campeonato Carioca, com 31 títulos. Segundo diversas pesquisas, é o clube com o maior número de torcedores do País.

O corvo

O corvo, uma breve passagem na história do Vasco
Criado em 1947 por Álvaro do Nascimento Rodrigues, colunista do Jornal dos Sports, e ilustrado pelo chargista Otelo Caçador, o corvo aparecia empoleirado na caravela cruzmaltina nas charges.

“Um dos motivos pelo qual o Flamengo tem a maior torcida do Brasil é o fato de o Flamengo ser o segundo time da maior parte das pessoas, especialmente nas regiões Norte e Nordeste”, disse o cientista político. Nunes explicou, por exemplo, que o Corinthians tem a maior torcida do Sudeste.

O significado do seu nome (pop eye) é "olho estourado", ou também "olho arrebentado" "saltado" ou "arrancado", ele é chamado assim pelo fato de ser um marinheiro caolho.

Em 1911, houve um desentendimento interno no Fluminense. Alguns jogadores falavam trocar de clube, enquanto outros até mesmo pensavam em abandonar o futebol. Foi quando Alberto Borgerth, um dos jogadores do Fluminense, fez a proposta de criar uma seção de futebol no Flamengo, onde já era remador.