Qual é a cor da alfazema?

Perguntado por: abarros2 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 19 votos

A alfazema é uma planta nativa da Europa, principalmente da região mediterrânea. As flores são pequenas, de cor azul clara à arroxeada, muito aromáticas e ornamentais.

Lavanda ou Alfazema… representam o mesmo género, embora apresentem ligeiras diferenças. A alfazema difere da lavanda por apresentar folhas mais largas e floração tardia, mais para o fim do verão e com odor mais canforado, e é por este motivo mais utilizada em perfumaria.

O lavanda, também popularmente conhecido como o lilás, faz parte das tonalidades mais claras de roxo, e é o resultado de uma mistura de azul roxo e branco. “Ela recebe esse nome em homenagem à planta lavanda, que é muito utilizada para fazer fragrâncias, ornamentações e em usos medicinais.” – Bruna Tosi (Viva Decora).

Usos tradicionais: antiespasmódico, carminativo, expectorante diurético, sedativo. As flores são aromatizantes de ambiente. Indicações terapêuticas: Falta de apetite, agitação e insônia, problemas dispépticos. Uso externo em banhos contra problemas circulatórios e como sedativo.

A alfazema é um arbusto perene de médio porte que, consoante as espécies, pode atingir até 1 m de altura. Ramifica desde a base, apresentando uma folhagem verde-acinzentada e espigões encimados por flores azuis-arroxeadas ou violetas na época de floração.

No que respeita à alfazema, trata-se de um arbusto semilenhoso que possui caules direitos, ascendentes ou prostrados, e que pode medir até cerca de 40 cm de altura. As suas folhas são pequenas, inteiras, quase lineares a lanceoladas, tomentosas e de cor verde-acinzentadas.

Aqui deixamos-lhe a lista dos tipos de alfazema que existem.

  • Alfazema ou Lavandula angustifolia.
  • Alfazema matizada ou Lavandula angustifolia 'platinum blonde'
  • Lavandula dentada.
  • Alfazema matizada dentata ou Lavandula x allardii 'Meerlo'
  • Lavandula stoechas.

Diferenças entre lavanda e a cor lilás
Por mais que sejam confundidos, lavanda e a cor lilás são tonalidades diferentes de roxo. O primeiro tende a ser mais pálido e é mais próximo do azul e até do cinza. Já o segundo possui pigmentação mais alegre e subtom puxado para o rosa.

A cor de lavanda – você já deve conhecê-la como lilás – pertence aos tons de roxo. Ela recebe esse nome em homenagem à planta lavanda, que é muito utilizada para fazer fragrâncias, ornamentações e em usos medicinais. A tonalidade suave é o resultado da mistura entre os tons de azul, roxo e branco.

A lavanda é uma espécie nativa da África, Ásia, Europa, Índia, Mediterrâneo. Também conhecida como alfazema, a Lavandula sp, nome científico da lavanda, apresenta-se na cor roxa, a mais comum e famosa em todo o mundo.

Ibejis (21/05 a 20/06) - Alfazema
O perfume dessa erva é muito usado nas magias amorosas.

A Alfazema é uma poderosa planta que acalma, energiza, afasta a insônia e, quando usada com fé, serve para abrir caminhos. Suas propriedades têm o poder de relaxar, tanto os músculos quanto a mente. E para potencializar os efeitos da Alfazema, é recomendado se banhar com a flor.

Muito utilizada também em doutrinas kardecistas, como neutralizador de más energias e reequilíbrio espiritual. Sendo um bom condutor de boas energias a Alfazema possui o poder de acalmar os maus espíritos e conduzi-los para fora das casas, eliminando todo o mal, deixando apenas energias positivas.

Alívio do Estresse e Ansiedade: A fragrância da alfazema tem efeitos calmantes e relaxantes, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade. Ela pode ser usada em forma de óleo essencial, adicionada a difusores ou até mesmo em sachês aromáticos.

Utilize alfazema diluída em um pouco de água e passe também em toda casa, desta vez, da porta de fora para dentro. A alfazema tem o poder de equilibrar e trazer bons fluídos energéticos para casa. É médium e conselheiro espiritual.