Qual é a água viva mais venenosa do mundo?

Perguntado por: zcalixto . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Chironex fleckeri, também conhecida como vespa-do-mar (sea wasp).

água-viva-caixa

A água-viva-caixa é nativa da Austrália e das águas circundantes. É considerada a mais venenosa e mortal do mundo. Existem cerca de 30 a 50 espécies de águas-vivas no Indo-Pacífico e nas águas costeiras australianas. Todas essas espécies produzem um veneno mortal que é extremamente doloroso.

tamoya haplonema

Conforme o oceanógrafo da Univali, Charrid Resgalla Júnior, a espécie da água-viva, a tamoya haplonema, é considerada muito perigosa e de rara aparição nas águas brasileira, além de ser venenosa.

Água-viva-caixa-australiana

A Água-viva-caixa-australiana (Cubozoa) é simplesmente a criatura mais venenosa do mundo, presente na região da Austrália e da Ásia. A estimativa é que essa água-viva seja responsável por pelo menos 100 mortes anuais. Acontece que seu veneno atinge o coração, o sistema nervoso e as células da pele.

Nas águas dos oceanos Índico e Pacífico, perto da costa nordeste da Austrália e sudeste do continente asiático, vive um dos animais mais venenosos do mundo: a vespa-do-mar.

C. fleckeri , como outras Cubozoa, é uma das responsáveis pela Síndrome de Irukandji. Considerada como a água-viva mais letal do mundo, a quantidade de veneno em um espécime adulto é suficiente para matar 60 humanos adultos.

vespa-do-mar

A vespa-do-mar é considerada a criatura mais perigosa do mundo, se considerado o potencial de seu veneno, que pode facilmente matar um humano, levando-o à paralisia e, muitas vezes, ao afogamento. Estima-se que aconteçam entre 25 e 50 fatalidades todos os anos com essa espécie.

Águas-vivas surpreendem cientistas
Da classe Scyphozoa, o animal carrega o nome científico Stygiomedusa gigantea, e conta com cerca de dez metros de comprimento.

Turritopsis dohrnii

Não é o caso da Turritopsis dohrnii. Essa espécie é literalmente imortal, sendo capaz de “voltar no tempo” repetidas vezes pelo resto da vida. Dessa forma, a água-viva não pode morrer de causas naturais, apenas por consequência da predação.

Existem águas-vivas que não queimam? Bem, o fato é que afirmar que existem águas-vivas que não queimam não seria correto, pois todas queimam e produzem uma substância tóxica, no entanto, nem todas possuem o mesmo grau de toxicidade.