Qual aplicativo usar para assinar documentos pelo celular?

Perguntado por: oibrahim6 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
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Com ferramentas como Adobe Reader, Office Mobile e DocuSign, é possível elaborar uma assinatura digital para inserir em qualquer documento de forma rápida. Essas plataformas gratuitas estão disponíveis em português na Google Play Store e na App Store, e podem ser usadas em celulares Android ou iPhone (iOS).

Fazer assinatura digital grátis pelo celular é possível por meio do aplicativo Adobe Reader, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). A ferramenta possibilita que o usuário formalize documentos em PDF desenhando no arquivo a assinatura ou rubrica na tela do smartphone.

O Adobe Fill & Sign é um app disponível para Android e iOS. O processo é simples: é possível fotografar o formulário impresso, preenchê-lo, colocar sua assinatura e fazer o envio por tablet ou smartphone.

O melhor aplicativo para assinatura digital

  • PandaDoc. Software completo de gestão de documentos. Integração com vários serviços. ...
  • Adobe Sign. Referência em e-signature. ...
  • Office Mobile. Ótimo custo-benefício. ...
  • Adobe Fill & Sign. Excelente para quem tem pressa. ...
  • DocuSign. Compatível com documentos em diversos formatos.

Conheça 3 aplicativos de assinatura digital gratuitos

  • DocuSign.
  • Adobe Fill & Sign.
  • Office Mobile.

É possível realizar a assinatura digital e eletrônica grátis de documentos por meio de plataformas como ZapSign e DocuSign, bem como pelo portal Gov.br. Esses serviços utilizam chaves criptográficas e cruzam informações de diferentes bancos de dados para autenticar os conteúdos e seus assinantes.

1) Abra o Acrobat Reader e selecione a guia Ferramentas. Procure a ferramenta 'Certificados' e clique em 'Abrir'. 2) Aparecerá uma caixa de diálogo pedindo a localização do PDF que deseja assinar, selecione-o que ele vai ser aberto no programa. Na parte superior do Acrobat, clique na opção 'Assinar Digitalmente'.

Adobe Reader

Adobe Reader
É possível assinar documentos de modo gratuito em celulares Android ou iPhone (iOS) com o Adobe Reader. O aplicativo, disponível em português, requer login com os dados de uma conta do Gmail, Facebook ou da Apple vinculada a uma Adobe ID.

Assinar é gratuito e é tão fácil quanto contar 1, 2, 3

  1. 1º PASSO. Carregar um documento no DocuSign. Importe um PDF, documento Word ou qualquer formato de arquivo.
  2. 2º PASSO. Arraste e solte sua assinatura eletrônica e outras informações. ...
  3. 3º PASSO. Devolva o contrato assinado e está pronto.

Para assinar documentos, você deve ir em "gov.br/pt-br/servicos/assinatura-eletronica" (sem aspas) e clicar em “Iniciar”. Em seguida, é preciso fazer login na conta ou se cadastrar adicionando informações pessoais, como nome, foto, número de celular etc.

Para utilizar o serviço da assinatura digital, o solicitante precisa ter uma conta gov.br validada por uma das opções abaixo:

  1. Reconhecimento facial realizado pelo aplicativo gov.br (baixar aqui);
  2. Bancos credenciados;
  3. Certificado digital.

O autor/gerador do documento gera e envia o documento em um link pelo WhatsApp; O link direcionará o destinatário para uma plataforma de assinatura eletrônica; A plataforma, por sua vez, permitirá a assinatura do documento em questão com apenas alguns cliques, ou melhor, toques. E pronto!

Para inserir sua assinatura no documento, vá em Criar uma assinatura; No celular, precisa ir em Sua assinatura → Criar uma assinatura.

Digitalizar um documento

  1. Abra o app Google Drive .
  2. Na parte de baixo à direita, toque em Adicionar .
  3. Toque em Digitalizar .
  4. Tire uma foto do documento que você quer digitalizar. ...
  5. Crie seu próprio título ou selecione uma sugestão. ...
  6. Para salvar o documento final, toque em Salvar .