Qual o valor de uma assinatura digital?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 9 de agosto de 2023
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Quanto custa uma assinatura digital? Depende do tipo do certificado. Para o CPF, o valor do certificado gira em torno de R$ 90 e R$ 400 para um ano de validade, dependendo da agência certificadora e da modalidade. No geral, o app em celular é o mais barato, enquanto o combo cartão + leitora é o mais caro.

Menor Custo. Validade de 3 anos, a CAE-Digital é a assinatura digital mais econômica da internet.

Para assinar documentos, você deve ir em "gov.br/pt-br/servicos/assinatura-eletronica" (sem aspas) e clicar em “Iniciar”. Em seguida, é preciso fazer login na conta ou se cadastrar adicionando informações pessoais, como nome, foto, número de celular etc.

É possível realizar a assinatura digital e eletrônica grátis de documentos por meio de plataformas como ZapSign e DocuSign, bem como pelo portal Gov.br. Esses serviços utilizam chaves criptográficas e cruzam informações de diferentes bancos de dados para autenticar os conteúdos e seus assinantes.

A assinatura eletrônica é admissível em tribunais do Brasil, tanto no poder público como em transações privadas. Os tribunais aceitam o uso de documentos eletrônicos como meio de prova em processos judiciais, desde que se cumpram os requisitos de autenticidade e integridade.

Na verdade, a assinatura eletrônica é a que apresenta diversos tipos, como veremos adiante. A assinatura digital é apenas um tipo de assinatura eletrônica. Para reforçar o conceito, assinatura digital é aquela feita com certificado digital validado pela ICP-Brasil, também chamada de assinatura eletrônica qualificada.

Conheça 3 aplicativos de assinatura digital gratuitos

  • DocuSign.
  • Adobe Fill & Sign.
  • Office Mobile.

Para assinar digitalmente um documento do Office, você precisa ter um certificado digital atual (não expirado). Normalmente, certificados digitais são emitidos por uma autoridade de certificação (CA), que é uma entidade terceirizada confiável que emite certificados digitais para ser usado por outras partes.

Em linhas gerais, para assinar digitalmente um documento, o signatário precisa de um certificado digital. Esse certificado é a forma de comprovar a identidade eletrônica de pessoas físicas ou jurídicas. Sendo assim, a certificação digital é conhecida como e-CPF ou e-CNPJ, respectivamente.

Etapas para assinar um PDF. Abra o documento PDF ou o formulário que deseja assinar. Clique no ícone de Assinatura na barra de ferramentas. Como alternativa, selecione Ferramentas > Preencher e assinar ou selecione Preencher e assinar no painel à direita.

Ela nada mais é do que uma assinatura realizada através de um dispositivo eletrônico, seja ele um celular, um computador ou um tablet, por exemplo. Com esse tipo de visto, é possível realizar firmar compromisso com os mais diversos tipos de contrato e documentação de forma online, prática e segura.

Inserir uma assinatura

  1. Clique onde você deseja inserir a linha.
  2. Clique em Inserir > Linha de Assinatura.
  3. Clique em Linha de Assinatura do Microsoft Office.
  4. Na caixa Configuração de Assinatura, é possível digitar um nome na caixa Signatário sugerido. ...
  5. Clique em OK.

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