Qual a segurança de vender na promissória?

Perguntado por: rbelchior . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 7 votos

seguro mesmo só quando se recebe a vista, a unica segurança em relação a promissória é que ela é um titulo executivo, ou seja em posse da promissória vc não precisa provar que há uma divida e nem sua origem, contudo receber uma promissória é outra coisa, principalmente se vc ao entregar o veic entregar também o recibo ...

Qual a garantia de uma nota promissória? O beneficiário da nota promissória fica com o documento até que aconteça o pagamento. Como o documento é aceito legalmente, caso o emitente não faça a quitação da dívida no tempo previsto na nota promissória, é possível acionar na Justiça o devedor.

O principal risco de investir em nota promissória comercial é o calote, ou seja, não receber seu dinheiro de volta (não há garantia do FGC como em outros investimentos de renda fixa). Para minimizá-lo, a recomendação é buscar títulos de companhias conhecidas e com boa classificação no mercado.

Caso a nota promissória não for paga, o beneficiário (credor) poderá entrar na Justiça para cobrar o valor — o que normalmente funciona, mas pode demorar um pouco.

A nota promissória funciona como um atestado. O que acontece é que no mundo das empresas ela costuma ser mais conhecida como título de crédito de pagamento. Geralmente, o credor (que é chamado de beneficiário) fica com a nota e o devedor (o emitente) só a tem devolvida quando ele quita toda a dívida.

Como validar uma nota promissória? A nota promissória tem validade a partir do momento em que ela é corretamente preenchida e assinada. Depois disso, caso seja necessário protestar a dívida, basta procurar um cartório, um fórum ou um advogado.

três anos

1. A pretensão executiva contra o emitente da nota promissória prescreve no prazo de três anos, a contar do seu vencimento, nos termos do art. 70, c/c art.

A nota promissória é mais benéfica para o credor se levarmos em consideração que seu prazo para ingresso de ação de execução é maior. Ela possui prazo prescricional de 3 anos contados de seu vencimento.

Como pudemos observar, este documento tem grande relevância dentro dos negócios. Isso se deve ao fato que as notas promissórias possuem caráter legal e possibilitam que ambas as partes tenham segurança. Sendo assim, a principal vantagem é que ele assegura que de fato o valor será quitado.

Para protestar uma nota promissória você deve apresentar a sua via original no SCPT (Serviço Central de Protesto de Títulos). Certifique-se de que a praça de pagamento da nota promissória seja a da capital de São Paulo para o apontamento nos 10 Tabeliães de Protesto da capital.

Caso não haja a satisfação do crédito, você pode entrar com uma ação judicial de cobrança (nos casos em que não existe título executivo) ou com ações monitória ou de execução, a depender da situação do título executivo que possuir. O meio mais comum no comercio tem sido a emissão de Notas Promissórias pelo consumidor.

Decreto nº 2.044 de 31 de dezembro de 1908.

Nota promissória tem juros? Sim. Se a nota vencer, o credor pode cobrar multa de 2% sobre o valor devido e juros de 1% ao mês. Esses valores podem ser diferentes se existir um contrato entre as partes, devedor e credor, que informe outros percentuais em caso de pagamento atrasado.

Em regra, o pagamento de nota promissória se comprova mediante o resgate do título ou, no caso de pagamento parcial, mediante anotação no verso do título ou recibo à parte, dando quitação do valor eventualmente pago - art.