Qual a relação entre Tesla e Thomas Edison?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Em 1882, Nikola Tesla começou a trabalhar para a empresa de Thomas Edison, a Edison Machine Works, onde foi encarregado de melhorar os geradores de corrente contínua da empresa. No entanto, Tesla logo começou a desenvolver suas próprias ideias para um sistema de energia elétrica baseado em corrente alternada.

Tesla trabalhava para Edison, mas discordava do patrão, pois havia testado e aprovado o sistema de corrente alternada quando construiu o revolucionário motor de indução, em 1883. Edison, porém, insistia na transmissão por corrente contínua e os dois se separaram.

A briga era entre um empresário e engenheiro americano, George Westinghouse, e o chefe de Tesla, Thomas Edison, para estabelecer se a corrente alternada (CA, ou AC em inglês) ou a corrente contínua (CC, ou DC em inglês) seria usada para transmissão de eletricidade.

Revolucionário, mas inconveniente. Edison começou a criar a lâmpada elétrica por volta de 1878, um ano depois de Tesla ter considerado a possibilidade da invenção de um motor de corrente alternada. A ideia de Edison não era original.

O registro de corrente contínua já pertencia a Edison e ela era aplicada nas invenções do cientista. Já Tesla patenteou sua descoberta de corrente alternada para utilizá-la em máquinas que já havia inventado ainda em Paris, como a turbina que ganhou seu nome, o motor de indução e o transformador de alta voltagem.

Michael Faraday

Michael Faraday nasceu há 230 anos, era de família humilde e tinha apenas a educação escolar básica, mas isso não o impediu de se tornar um grande descobridor científico: o Pai da Eletricidade.

Tesla foi responsável pela criação da corrente alternada, modelo em que as cargas elétricas têm o sentido invertido periodicamente, permitindo a transmissão de energia por longas distâncias. Já Edison acreditava numa maior eficiência da corrente contínua, na qual não havia variação no sentido das cargas elétricas.

O seu QI seria estimado em cerca de 240. A ele são atribuídas mais de 1300 patentes, ainda que nem todas sejam de invenções de sua própria autoria. Thomas Alva Edison nasceu numa família da classe média, a 11 de fevereiro de 1847,em Milan Ohio, EUA.

No final do século XIX, Thomas Edison se envolveu no que ficou conhecido como “guerra das correntes”, uma disputa travada com Nikola Tesla para decidir qual corrente de energia elétrica seria predominante na distribuição de energia dos Estados Unidos. Edison defendia a corrente contínua e Tesla, a corrente alternada.

Apesar de sua impressionante capacidade criativa e empreendedora, Nikola é chamado de “gênio injustiçado” por não receber os devidos créditos a muitas de suas invenções, dentre as quais: . Uso de corrente alternada para transmissão de energia elétrica em longas distâncias, utilizadas em fios de alta tensão.

O objetivo de Tesla com a Bobina de Tesla era criar um dispositivo capaz de gerar correntes elétricas de alta frequência e alta tensão, para fins de pesquisa e experimentação.

Edison inventou diversos objetos sendo que o mais destacado foi a lâmpada incandescente com filamento de carvão, criada em 1879. Conseguiu fazer com que o objeto ficasse aceso por 48 horas. Além da lâmpada incandescente, o fonógrafo foi uma de suas principais invenções, criado dois anos antes, em 1877.

Durante sua vida trabalhou incessantemente e no total Tesla possui cerca de 700 patentes. De suas maiores invenções destacam-se: Lâmpada fluorescente. Transmissão via rádio.