Qual a relação de Stranger Things com a Guerra Fria?

Perguntado por: dmaldonado6 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Seguindo essa lógica – já que também se passa nesse período histórico – Stranger Things, um dos maiores sucesso da Netflix, também faz referências à União Soviética como vilã e, em nas diferentes temporadas, personagens associam os comunistas a indivíduos perversos, vistos como inimigos.

Stranger Things é parte de uma expressão muito comum na língua inglesa, que diz “Stranger things have happened”, em tradução, “Coisas mais estranhas já aconteceram.”

A base para a escrita dos irmãos Duffer aconteceu relativamente alguns anos depois do auge do fenômeno do pânico satânico, nos Estados Unidos. Foi na pequena cidade, com menos de 30 mil habitantes, de West Memphis, no estado americano de Arkansas, entre 1993 e 1994.

União Soviética

Os EUA venceram a Guerra Fria, já que a União Soviética acabou em 26 de dezembro de 1991. O fim da URSS foi resultado da grande crise econômica e política que atingiu a Rússia a partir da década de 1970. A falta de ações para resolver os problemas do bloco comunista foram responsáveis por levar o país ao fim.

A Guerra Fria foi um período marcado por um conflito político-ideológico travado entre Estados Unidos e a ex-União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. Esse período polarizou o mundo em dois grandes blocos, um alinhado ao capitalismo e outro alinhado ao comunismo.

É fundamental adquirir conhecimentos para conseguir enfrentar o desconhecido com sucesso. Em Stranger Things, os protagonistas pesquisam, analisam, arquivam informações valiosas e colocam em prática o que aprenderam. Dessa forma, os seus planos possuem uma margem de erro pequena e o sucesso pode ser obtido.

A quarta temporada revelou que tudo no Mundo Invertido é controlado e faz parte de Vecna. Vecna aparece como uma criatura de forma humana, mas sem pele. Sua pele é avermelhada, como em carne viva, e seus músculos estão em constante movimento. O vilão já foi humano e tinha o nome de Henry Creel.

Eddie Munson

Eddie Munson é, na verdade, o 010
Além disso, 010 foi a única criança que não apareceu morta depois do massacre feito por 001 no laboratório, o que levantou as suspeitas de que, na verdade, ele está vivo e é ninguém mais, ninguém menos que Eddie Munson.

Ao contrário das séries de longa duração com temporadas mais extensas, a série Stranger Things é compacta e sem excessos. Não há “fillers” (como são chamados os episódios feitos para preencher o buraco entre um evento e outro) e absolutamente todas as cenas são necessárias.

O sucesso vem justamente dessa compreensão de um novo mundo, de novos hábitos e de enxergar o público como parte do processo, não apenas como alvo. Acompanhe o colunista também no Twitter.

o Muro de Berlim

Um dos principais símbolos da Guerra Fria foi, sem dúvida, o Muro de Berlim, construído na cidade alemã a partir de 13 de agosto de 1961. O muro dividia a cidade de Berlim em duas áreas: Berlim Oriental e Berlim Ocidental.