Por que o nome estoico?

Perguntado por: lfelix . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 13 votos

O termo “Estoicismo” surge da palavra grega “stoá”, que significa pórtico, locais de ensinamentos filosóficos. Para os estoicos, a perfeição humana estava fundamentada na ideia de que os seres humanos estão ligados à natureza.

Estoicismo deriva do grego, stoa poikile, que significa alpendre pintado, local onde Zenão, o fundador, reunia-se com seus seguidores para discutir suas ideias. Essa é a razão desses pensadores também serem chamados de filósofos do pórtico.

Diz-se de um indivíduo firme, senhor de si mesmo; inabalável, impassível, austero: ter um comportamento estóico na desgraça. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico: estoico.

Os estoicos dizem que todas as coisas estão conectadas, interligadas. Sendo assim, a natureza se move de maneira que podemos compreendê-la. Ora, isso torna a Lógica e Física parte de um mesmo sistema perfeito e compreensível.

Do latim Stoicus (la) (Stoĭcus) e este do grego antigo Στωϊκός, derivado de στοά (pórtico), relativo ao lugar em Atenas onde se reuniam os primeiros filósofos estoicos.

O estoicismo foi fundado no século 3 a.C. por Zeno, um rico mercador da cidade de Cítio, no Chipre. Após sobreviver a um naufrágio em que perdeu tudo o que tinha, Zeno foi parar em Atenas. Ali, conheceu as filosofias de Sócrates, Platão, Aristóteles e seus seguidores.

Estoicismo é a corrente de pensamento cuja característica central é o pensamento de que todo o cosmos é regido por uma harmonia que determina todos os acontecimentos. Ouça o texto abaixo em aúdio! O estoicismo foi uma das correntes filosóficas do helenismo mais influentes na Antiguidade.

1 impassível, imperturbável, inabalável, inquebrantável, insensível. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Que se sente conformado perante o sofrimento: 2 conformado, resignado.

Os estoicos defendiam quatro virtudes cardeais:

  • Coragem.
  • Justiça.
  • Autocontrole.
  • Sabedoria.

O estoicismo por outro lado, entende que o logos governa tudo e está em tudo. Por esta razão, os estóicos identificam o logos com Deus. Como os cristãos, os estóicos acreditam que tudo acontece sob o domínio do logos, e que nada é aleatório: o logos-Deus mantém a harmonia do universo.

De acordo com Sêneca, a morte nada mais é que um não ser: “Não há incômodo algum na morte, pois, isso a que ela causasse incômodo, precisaria ser”.

Para os estoicos, a sabedoria é a base de todas as virtudes, pois é a partir dela que podemos entender como agir em conformidade com a razão e com o mundo ao nosso redor. Como líder, ser sábio passa por buscar sempre a verdade e o conhecimento correto para tomar decisões melhores.

substantivo masculino Rigidez ou fidelidade aos seus próprios princípios. [Filosofia] Doutrina originada por Zenão de Cício cujos princípios são caracterizados pela ética e pela tranquilidade imperturbável. [Por Extensão] Resignação diante de alguma situação trágica ou à frente de um grande sofrimento.

Os estoicos na conquista da felicidade
Ao contrário dos epicureus que dão importância ao prazer, os estoicos concedem a maior importância à autopreservação, acreditando que a virtude e a sabedoria são as habilidades necessárias para alcançar a satisfação.

Os estóicos foram uma força ideológica do cristianismo em formação, através de Sêneca. Assim, na sistematização do Cristianismo entraram várias formas do pensamento antigo, e o mundo cristão foi se amalgamando no estoicismo, no monoteísmo judaico, mitos orientais, pensamento essênico.