Qual a posição dos Reis Magos no presépio?

Perguntado por: fmendes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Os anjos observam a cena atrás da família ou em cima dela. Já os Reis Magos costumam ser posicionados se aproximando da família, enquanto os animais e os pastores povoam o resto do espaço, em volta dos outros personagens.

A lista dos personagens do presépio é composta por Menino Jesus (que deve ser colocado em cena apenas no dia 25), José, Maria, os três reis magos, anjos, animais, pastores e a estrela de Belém.

3° Domingo do Advento: coloque a imagem dos pastores e dos Reis Magos; 4° Domingo do Advento: adicione a imagem de José e Maria; No dia do Natal: coloque o Menino Jesus na Manjedoura.

A meia noite do dia 24, o Menino Jesus deve ser colocado na manjedoura. Esse é o momento para que toda família se reúna, faça uma oração, cântico ou apenas uma reflexão; Após colocar o personagem de Jesus, acrescente também as estrelas e os anjos; Por fim, junte os 3 reis magos aos presépio.

José, pai adotivo de Jesus, é símbolo na fé, amor e doação. Maria, por ser digna, foi escolhida para ser mãe de Jesus, é aquela que disse sim à vontade de Deus. Os pastores representam a humildade e a busca pela presença de Deus. Os animais do estábulo representam a natureza e o serviço do homem e de Deus.

Comece posicionando a manjedoura no centro da cena. Logo após, acrescente Maria e José, um de cada lado. Disponha também os Reis Magos, todos voltados para a cena principal. Em seguida, coloque a estrela de Belém e o anjo sobre o presépio e complemente a composição com os animais e os pastores.

Normalmente, o presépio é constituído de imagens como a de Maria, José, o Menino Jesus em uma manjedoura, e os animais que estavam no estábulo, como a vaca, o boi, o carneiro e o jumento.

11 de dezembro

Também existe uma data certa para a montagem do presépio, o terceiro domingo do Advento, que neste ano cai em 11 de dezembro, dia marcado pelo aviso do anjo Gabriel sobre a chegada de Jesus para Maria.

Os três reis que estão junto à manjedoura do presépio são identificados como mágos. Mágos, em Grego, designava apenas os sacerdotes que praticavam a astronomia e a astrologia.

A tradição de se montar um presépio teve início com São Francisco de Assis, no ano de 1223. Foi nessa época que, lá em Greccio (cidade perto de Roma), na Itália, São Francisco queria mostrar aos camponeses como tinha sido a noite do nascimento de Jesus, mas não sabia como fazer.

É o mensageiro de Deus, comunicador da Boa Notícia. O anjo do presépio, normalmente, segura uma faixa com a frase: “Gloria in excelsis Deo”, que significa: Glória a Deus nas alturas. Simboliza a luz de Deus que guia ao encontro do Salvador e orientou os Reis Magos onde estava Jesus.

Conforme o que o texto bíblico nos relata: “E deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria”.

A origem dos presépios se deu em 1223, através de uma pregação feita por São Francisco de Assis, onde o mesmo criou uma forma teatral para mostrar às pessoas como teria acontecido o nascimento de Jesus. Com autorização do papa da época, construiu um cenário vivo, impressionando a todos que viam a cena.