Qual a origem do termo startup?

Perguntado por: doliveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

Qual a origem do termo startup? A utilização do termo começou durante a crise das empresas ponto-com, entre 1996 e 2001. Na época, foi formada uma bolha especulativa caracterizada pela alta das ações das novas empresas de tecnologia da informação e comunicação alocadas no espaço da Internet.

O termo startup surgiu no famoso Vale do Silício, uma região da Califórnia especializada em alta tecnologia e inovação. Elas ficaram conhecidas no mundo inteiro principalmente durante a “bolha ponto com” — quando a popularização da internet do final da década de 1990 impulsionou a criação de inúmeras “empresas.com”.

O que os investidores chamam de startup? Outros defendem que uma startup é uma empresa inovadora com custos de manutenção muito baixos, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores.

O termo startup nasceu nos Estados Unidos há algumas décadas mas só se popularizou no meio empreendedor brasileiro a partir da bolha ponto-com, entre os anos de 1996 e 2001. Para muitas pessoas ligadas à área, como empreendedores e investidores, toda empresa no seu estágio inicial pode ser considerada uma startup.

O Buscapé é considerado como a primeira startup brasileira de sucesso e hoje fatura centenas de milhões de reais ao ano. Nenhum dos fundadores está mais no comando, embora a companhia tente manter o propósito inicial do negócio vivo: dar poder de escolha ao consumidor e nunca parar de inovar para proporcionar isso.

Os principais são C6 Bank, Gympass, iFood, Nubank e QuintoAndar. Segundo o relatório da Distrito, as dez startups brasileiras com maior potencial de se tornarem unicórnios nos próximos anos somaram US$ 1,4 bilhão (R$ 7,3 bilhões) em investimentos ao longo de 38 rodadas no ano passado.

O termo startup, do inglês, significa “começar algo novo” e é comumente relacionado à inovação no mundo dos negócios. Portanto, uma startup é uma empresa que está em seu início, sem plano de negócios ou produto completamente definido, mas que tem algo novo a mostrar ao mercado.

Características de uma startup

  • Escalabilidade. Diz respeito à capacidade que as startups possuem de crescerem rapidamente. ...
  • Replicabilidade. Uma outra característica das startups é a possibilidade do produto ou serviço ser facilmente replicado em outros setores da sociedade. ...
  • Modelo de negócio inovador.

1. Solução inovadora: A inovação é um diferencial das startups em relação às empresas tradicionais, pois é o que movimenta o rápido crescimento desse modelo de negócio. 2. Negócio escalável: A startup precisa produzir um crescimento significativo com mínimo de recursos e estrutura.

As startups são caracterizadas por terem custos bastante pequenos em comparação com os lucros que obtêm, e estes costumam crescer exponencialmente. Por exemplo, empresas como Amazon, Apple, Google ou Microsoft começaram em casas ou até mesmo nas garagens de seus fundadores.

Startups são empresas orientadas para a execução de ideias disruptivas, escaláveis, em um cenário de muita incerteza. Ao assumir riscos, elas também apresentam grandes chances de mudança para o mercado.

Startup é uma empresa jovem com um modelo de negócios repetível e escalável, em um cenário de incertezas e soluções a serem desenvolvidas.

As primeiras startups nasceram nos Estados Unidos, mais precisamente no Vale do Silício (Califórnia) ainda na década de 50, quando o então vencedor do Prêmio Nobel de Física William Shockley, recrutou oito jovens cientistas para abrir uma empresa de tecnologia que seria sediada justamente na região do Vale do Silício.

Não pelo número de funcionários ou pela falta de certeza se seus produtos vão dar certo – o Nubank é considerado uma startup por conta de sua cultura e metodologia de trabalho, pensada para tornar a criação de produtos mais ágil e focada no cliente, fugindo das organizações tradicionais.