Qual a moral da história do rato?

Perguntado por: izanette . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações.

MORAL DA HISTÓRIA: NENHUM ATO DE GENTILEZA É COISA VÃ.

A moral da história é o que se depreende do texto. Está incluída na sua interpretação. Em termos de forma, se ela for apresentada por escrito está incluída na conclusão, que pode ser considerado um parágrafo final do texto.

O RATO PASSOU CORRENDO PELO TERREIRO DA FAZENDA E O GATO O SEGUIA LOGO ATRÁS. O RATO CONSEGUIU SE ESCONDER EM UM TRONCO DE ÁRVORE, ENQUANTO O GATO FOI PICADO PELOS GALOS E GALINHAS QUE ESTAVAM POR ALI. MORAL: NEM SEMPRE QUEM SE ENALTECE CONSEGUE ATINGIR SEUS OBJETIVOS. LEIA A FÁBULA COM ATENÇÃO.

COM ISSO O RATO DO CAMPO APRENDEU UMA LIÇÃO: "MAIS VALE UM MAGRO NO MATO, QUE UM GORDO NA BOCA DO GATO" Page 6 SOBRE O TEXTO, RESPONDA: 1. EM QUAIS LUGARES SE PASSA A HISTÓRIA?

As fábulas são histórias curtas que transmitem uma moral ou lição de vida. Muitas fábulas são atribuídas a Esopo, um escravo grego que viveu no século VI a.C. Uma das fábulas mais famosas é “A Lebre e a Tartaruga”, que ensina sobre a importância da persistência e do trabalho duro.

As fábulas são narrativas curtas seguidas de uma moral. Em geral, são protagonizadas por animais inteligentes e falantes que nos ensinam como nos devemos comportar em diferentes situações ao longo da vida. Grande parte das fábulas que conhecemos hoje foram escritas pelo grego Esopo, há dois mil anos.

Moral da história:
Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações.

A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos. Esse tipo de texto geralmente apresenta uma narrativa curta e é escrita em prosa ou em poema épico.

A moral é um conjunto de convenções sociais estabelecidas com o objetivo de alcançar a boa convivência social. A sua origem está relacionada à condição interdependente do ser humano, um ser social por natureza.

Um martim-pescador que voava por ali, viu o ratão e o segurou com suas garras, arrastando-o junto à rã, que também serviu de alimento ao pássaro. Moral da história: Toda ação que se faz com intenção de maldade, sempre termina contra aquele que a comete.

O tema da obra Os Ratos é a massificação do homem contemporâneo, sozinho na multidão. O autor prima pela análise psicológica que relata o drama financeiro de um homem comum, que trabalha em uma repartição, cercado de pessoas preocupadas consigo mesmas.

E os dois ratos nem perceberam que tinham perdido o objeto daquela discórdia: o queijo. Moral: Quem não sabe compartilhar, termina sem nada.

Moral. Falar é uma coisa, fazer é outra. Não basta apenas ter idéias e planejar, mas a execução é fundamental para se atingir os objetivos. A ideia nunca será de quem tem, mas de quem a coloca em prática.