Qual a mensagem do filme Marighella?

Perguntado por: lguimaraes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

O longa traz o combustível que Marighella sempre carrega, o da luta, resistência e utopia. Tal qual o comunista, o filme serve para inspirar para as muitas batalhas cotidianas, fazer o que tem que ser feito, mesmo com o risco perene do cometimento de erros, e ainda que diante de um inimigo muito mais poderoso.

Carlos Marighella (Salvador, 5 de dezembro de 1911 — São Paulo, 4 de novembro de 1969) foi um político, escritor e guerrilheiro comunista marxista-leninista brasileiro.

O filme, inspirado na biografia escrita pelo jornalista Mário Magalhães, retrata os últimos cinco anos de vida de Marighella, de 1964 até sua violenta morte em 1969, numa emboscada feita por agentes do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), traz cenas fortes de torturas que acompanharam a ditadura e também ...

Joaquim Câmara Ferreira (Jaboticabal - São Paulo, 5 de setembro de 1913 - São Paulo, 23 de outubro de 1970), também conhecido como "Comandante Toledo", foi um militante e dirigente comunista brasileiro, integrante do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

O paraibano Luiz Carlos Vasconcelos interpreta Branco (Joaquim Câmara Ferreira), também guerrilheiro e amigo de Marighella (Seu Jorge).

Segundo ele, frei Ivo e frei Fernando foram presos, torturados e acabaram entregando Marighella. Diz ainda que frei Fernando foi, sob pressão dos policiais, à Livraria Duas Cidades para confirmar um encontro com o líder da ALN.

Em 1985, a eleição indireta para presidente aconteceu: o candidato dos militares era Paulo Maluf e o candidato da oposição era Tancredo Neves. A eleição de Tancredo Neves e seu vice, José Sarney, colocou fim à ditadura militar e deu início a um novo período democrático na história brasileira.

Natural de Araquari, Lúcio Corrêa atuou como advogado e político. Foi Senador de Santa Catarina, eleito em 1947. Antes disso, foi Delegado Regional de Polícia em Joinville e o primeiro Delegado de Polícia a ser nomeado Chefe de Polícia-Secretário de Segurança Pública de Santa Catarina. Faleceu em março de 1995.

Umas das principais organizações da esquerda armada, a Aliança Libertadora Nacional (ALN) foi criada em 1968 por Carlos Marighella, Joaquim Câmara Ferreira e Virgílio Gomes da Silva, dissidentes do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Clara Charf

Clara Charf, militante comunista e ativista pelos direitos das mulheres, foi parceira de Marighella até o final.

Tudo culmina com o deputado negro covardemente baleado. O protagonista se esvaindo em sangue luta como um animal bravio que não está mais preocupado com a sua vida do que com o país no qual acredita. Diante de tudo isso, é difícil conter as lágrimas.

Afogamento

O filme “Marighella“, dirigido pelo convidado e recém-lançado no Brasil, foi um dos tópicos do encontro entre o rapper e o diretor. Brown foi a primeira escolha de Moura para protagonizar o longa, mas o músico não prosseguiu com o papel por falta de agenda, embora também diga que não nasceu para a profissão de ator.

Com filmagens na Bahia, em São Paulo e no Rio de Janeiro, o longa tem Fernando Meirelles como produtor associado. Foi inspirado no livro Marighella – O guerrilheiro que incendiou o mundo (Companhia das Letras), escrito pelo jornalista Mário Magalhães e lançado em 2012.

Bruno Gagliasso é o grande "vilão" de "Marighella". Ele interpreta o delegado Lúcio, uma alusão a Sérgio Paranhos Fleury, delegado do Departamento de Ordem Política e Social de São Paulo (Dops) durante a ditadura militar e responsável pelas torturas.