Qual a mediana do seguinte conjunto de dados 1 1 3 3 5 5 3 3 2 2 1 1?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.2 / 5 20 votos

Pra calcular a mediana, colocamos os dados em ordem. O termo que tiver no centro será a mediana. Os termos que ficaram no centro foram o 2 e o 3.

Mediana: o número do centro; é encontrado ordenando-se todos os dados e escolhendo o que está no centro (ou, se houver dois números no centro, calculando-se a média desses dois números). Exemplo: a mediana de 4, 1 e 7 é 4 porque, quando os números são colocados em ordem (1 , 4, 7) , o número 4 está no centro.

Resposta verificada por especialistas
A mediana do conjunto de números é dada por 5.

A mediana dos valores 1, 2, 3, 4, 5 e 6 é igual a 3,5.

A moda é o valor que mais se repete em um conjunto. A mediana é o valor central de um conjunto quando colocamos seus dados em ordem. A média é calculada quando somamos todos os termos de um conjunto e dividimos o resultado pelo número de elementos desse conjunto.

Para determinar a mediana, precisamos organizar o ROL de dados, ou seja, colocá-los em ordem crescente. Como o número de elementos é par, devemos calcular a média aritmética simples entre os dois valores centrais. Portanto, 42,5 é a mediana dos dados apresentados.

Para calcular a mediana: Devemos ordenar o conjunto de dados em ordem crescente; Se o número de elementos for par, então a mediana é a média dos dois valores centrais. Soma os dois valores centrais e divide o resultado por 2: (a + b)/2.

Portanto, a mediana do conjunto de números é 6.

O termo central dessa sequência é o número 8, assim, a mediana do conjunto é 8.

Como temos uma quantidade ímpar de termos (cinco termos), então a mediana é o termo central. Logo, o número 8.

O que é a Mediana? Na Geometria é um segmento de reta que liga o vértice de um triângulo qualquer ao ponto médio de seu lado oposto, conforme exemplo do triângulo retângulo na figura ao lado. Mas, na Estatística, indica o valor médio em um conjunto de números ordenados.

Mediana é o número no centro de um grupo de números; isto é, metade dos números possui valores que são maiores do que a mediana e a outra metade possui valores menores. Por exemplo, a mediana de 2, 3, 3, 5, 7 e 10 é 4.