Qual a maior riqueza de Marrocos?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

O setor industrial do Marrocos é o maior beneficiário do investimento estrangeiro direto. O país detém cerca de 75% das reservas mundiais estimadas de fosfatos, sendo o setor mineral responsável por quase 30% das exportações (Oxford Business Group). A mineração representa 10% do PIB, dos quais 90% derivam de fosfatos.

A agropecuária é um setor de grande importância para o Marrocos, sobretudo para a geração de empregos. O PIB agrícola representa cerca de 14% do PIB do país (a depender das condições climáticas de cada ano) e o setor emprega quase 40% da população economicamente ativa (dados de 2020).

Casablanca é uma cidade

Embora não seja a capital do país, Casablanca é uma. cidade portuária, considerada a capital econômica do. Marrocos e a mais populosa do país.

O PIB PPP é de 145 bilhões de dólares e a renda per capita PPP é de US$ 4.641.

A situação da pobreza agrava-se no mundo todo e, nos últimos 40 anos, há quase 2 bilhões de pessoas na pobreza absoluta, segundo informações do Banco Mundial. No Marrocos, a situação da pobreza é semelhante à de todos os países em desenvolvimento, isto é, a pobreza tem o mesmo aspecto em todos os lugares.

Dada à riqueza do solo marroquino, a economia do país é dominada pelo setor agrícola, que emprega quase 1/3 da população ativa e representa perto de 12% do PIB (Banco Mundial, últimos dados disponíveis). Cevada, trigo, frutas cítricas, uvas, legumes, azeitonas, gado e vinho são os cultivos principais do país.

Marrocos é o maior exportador mundial de fosfato e equipamentos petrolíferos.

Casablanca

1. Casablanca. Casablanca é a capital econômica e a maior das cidades do Marrocos.

Marrocos e os seus habitantes vivem ao ritmo da arte de viver mediterrânica, reconhecida pela UNESCO. Um estilo de vida que compreende práticas, alimentação e símbolos que formam parte do dia-a-dia.

Marrakech

Marrakech é uma das cidades mais populares de Marrocos, considerada a capital do turismo no país. Belíssima, exótica e com construções em tijolo vermelho, é impossível não se apaixonar por ela. Chamada de cidade vermelha em razão do tom dos seus edifícios, ela é apaixonante e cheia de cores.

As exportações do Brasil ao Marrocos giraram em torno de US$ 270 milhões em 2019, com os principais produtos sendo açúcar, cereais, principalmente milho, pimenta-do-reino e café.

LAE Destinos: 5 pratos marroquinos para o final de semana!

  1. Cuscuz marroquino com vegetais.
  2. Pão marroquino de milho.
  3. Sopa Harira Marroquina.
  4. Salada marroquina de lentilhas.
  5. Tajine de legumes marroquino. O Tajine é um prato típico marroquino cozido na panela de mesmo nome. Ela é feita de barro cozido.

Segundo o Global Peace Index 2019, o Marrocos é considerado um país relativamente seguro, mais seguro do que o Brasil, pelo menos em termos de crimes violentos, com um índice muito baixo de roubos a mão armada e homicídios.

Luxemburgo, que também é frequentemente rotulado como paraíso fiscal, tem outra particularidade: tem uma alta proporção de trabalhadores transfronteiriços – quase 212 mil no segundo trimestre de 2021.

Brasil e Marrocos compartilham a mesma vizinhança atlântica, mas é preciso fazer mais pela ampliação e diversificação de contatos entre nossos povos. Os dois lados têm muito a ganhar com essa perspectiva”, concluiu.