Quais os principais problemas de Marrocos?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

Hipotecas, dívidas que não podem pagar, salários atrasados e desestruturação familiar são alguns dos problemas enfrentados pelos habitantes da região.

Atualmente, o Marrocos é um dos principais atores geopolíticos da África, além de ser uma das economias mais desenvolvidas desse continente. Esse país possui grande destaque na produção de bens agrícolas e minerais. A sua população desfruta de um bom padrão de vida. A cultura local é muito rica e diversificada.

Com seu grande porto e aeroporto, Casablanca é responsável por um terço de todo o PIB do país. Mesmo assim, enormes desigualdades sociais afligem sua população de 3,7 milhões de habitantes, muitos deles ainda gemendo sob o peso da fome, agravada com a pandemia de covid-19.

A crise no Marrocos foi desencadeada pela ambição de várias potências colonialistas e por acordos secretos entre Inglaterra e França e aspectos conflituosos entre a Alemanha e a França, que disputavam o direito de explorar as riquezas da região marroquina.

Economia do Marrocos
O Marrocos é uma das principais economias do continente africano. A base econômica local é o setor primário, com destaque para a produção de bens agropecuários, como algodão, e recursos minerais diversos, como o fosfato.

A sociedade marroquina é extremamente religiosa, de forma que a vida dos cidadãos em Marrocos depende quase exclusivamente do que é ditado pela religião: os dogmas, as normas e os mandamentos do islamismo praticamente ditam como a vida que um “bom” marroquino deve ter.

Segundo o Global Peace Index 2019, o Marrocos é considerado um país relativamente seguro, mais seguro do que o Brasil, pelo menos em termos de crimes violentos, com um índice muito baixo de roubos a mão armada e homicídios.

A situação da pobreza agrava-se no mundo todo e, nos últimos 40 anos, há quase 2 bilhões de pessoas na pobreza absoluta, segundo informações do Banco Mundial. No Marrocos, a situação da pobreza é semelhante à de todos os países em desenvolvimento, isto é, a pobreza tem o mesmo aspecto em todos os lugares.

A poligamia é permitida no Marrocos, mas só em casos excepcionais: um homem precisa da permissão expressa da primeira esposa para desposar uma nova, e isto transformou o fenômeno em quase residual. Somente em 0,26% dos casamentos realizados no país.

África do Sul

A África do Sul é o país mais desigual do mundo e o aspecto racial é um dos fatores determinantes, em uma sociedade onde 10% da população detém mais de 80% da riqueza, segundo um relatório do Banco Mundial publicado nesta quarta-feira (9).

A principal causa da guerra foi a retirada do líder da resistência Argelina Abdul-Qadir para Marrocos após vitórias francesas sobre muitos dos seus apoiantes tribais durante a Conquista francesa da Argélia.