Qual a formatação de uma resenha crítica?

Perguntado por: lzaganelli . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 16 votos

O texto deve ser formatado em fonte Calibri, tamanho 12, entrelinhas 1,5, justificado. Deve haver uma linha de espaço entre o título ou o subtítulo e o primeiro parágrafo. O tamanho máximo deve ser de 3 páginas, incluindo imagens e referências.

ABNT para resenha crítica
No caso da ABNT para a resenha crítica, os aspectos de formatação recomendados são: Apresentar o trabalho em tamanho A4, com espaçamento 1,5 cm, fonte Arial, tamanho 11 e com texto justificado.

[Texto da resenha, com formatação igual a de trabalho acadêmico (parágrafos, espaço entre linhas de 1,5, fonte tamanho 12). Não há número mínimo ou máximo de páginas]. (Referências utilizadas ao longo da resenha, caso houver. Não colocar nesta lista a referência da obra resenhada.)

A resenha é um texto de natureza descritiva. Por isso, a estrutura deve compreender introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, você não deve marcar as partes através de quebras com títulos e subtítulos. A resenha deve ser um texto corrido, sem quebras.

1.1 Resenha
Resenhar significa destacar as propriedades de um objeto, mencionar seus aspectos mais importantes, descrever as circunstâncias que o envolvem, sempre de acordo com uma intenção/finalidade previamente definida pelo resenhador (FIORIN; SAVIOLI, 1990).

Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras. Deve haver um equilíbrio entre informar, analisar e opinar, em espaço relativamente curto.

Para a elaboração de trabalhos acadêmicos, a norma utilizada da ABNT (Associação brasileira de normas técnicas) é a 14724. Essa norma especifica, em detalhe, qual a estrutura e os elementos que o trabalho deve conter.

Como fazer uma resenha em 7 passos: o guia definitivo para elaborar uma resenha perfeita

  1. Identifique e apresente a obra analisada.
  2. Faça um panorama inicial.
  3. Descreva a estrutura da obra.
  4. Discorra sobre conteúdo.
  5. Faça sua análise crítica.
  6. Identifique o público-alvo e faça recomendações.
  7. Discorra um pouco sobre o autor.

Por tais normas (ABNT), uma resenha pode ter de três a cinco páginas, para os modelos universitários, sem referências bibliográficas (pode usar o recurso da nota de rodapé para citar os autores) e sem anexos.

Tem como principal característica a descrição e informação sobre determinado produto social (livro, filme, série, show, música etc.). Para um bom desenvolvimento desse gênero, é preciso pesquisar e estudar bastante sobre o objeto a ser resenhado. É estruturalmente dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão.

No caso de ser uma resenha crítica acadêmica é obrigatório citar a obra nas normas da ABNT e isso deve estar antes da introdução. Nas normas da ABNT, as citações das obras é feita da seguinte maneira: sobrenome e nome do autor, título da obra, edição, local, editora e ano da publicação.

Vocês podem iniciar a frase, empregando a metonímia, substituindo, por exemplo, o “Freitas afirma” por “A obra afirma…”. Um procedimento que auxilia bastante a descrição sobre os ditos e feitos do autor na obra é a empatia. Imaginem-se autores em produção.

Sua estrutura apresenta, normalmente, os seguintes elementos: 1) referência bibliográfica; 2) credenciais do(a) autor(a); 3) resumo; 4) conclusões da autoria; 5) quadro de referências do autor; 6) apreciação, que inclui fatores como julgamento da obra, mérito da obra, estilo, forma e indicação da obra.