Qual a estrutura de um avião?

Perguntado por: rmoreira . Última atualização: 11 de julho de 2023
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A maioria das estruturas dos aviões possuem uma fuselagem, asas, uma empenagem, trem de pouso e o grupo moto-propulsor.

Os motores de avião são os equipamentos principais para o funcionamento do veículo aéreo. Para funcionar o motor, é necessário quatro fases: admissão de ar, compreensão, queima e escapamento.

o alumínio

O Material mais utilizado na fabricação de aeronaves é o alumínio devido a essas ligas possuírem grande resistência estrutural, boa elasticidade, serem inoxidáveis e possuírem baixa massa específica (cerca de 1/3 a do aço), reduzindo consideravelmente o peso da aeronave.

As estruturas internas da maioria das asas é feita de longarinas (spar) e vigas de reforço (stringers) no sentido da envergadura e nervuras e falsas nervuras ou anteparos no sentido da corda (do bordo de ataque para o bordo de fuga). As longarinas são os membros estruturais principais da asa.

Estrutura da Fuselagem. Os principais tipos de aeronaves são treliçadas, semimonocoque e monocoque (para aviões de tamanho intermediário).

Um avião tem 3 milhões de peças. Cada uma tem de estar na hora certa e no local certo para tudo funcionar."

O manche, assim chamado porque na origem era um cabo que se mexia da direita para a esquerda e se puxava ou empurrava, é atualmente composto pelo mesmo sistema para o movimento de puxar/empurrar mas em cima tem um volante (tipo automóvel) para os movimentos direita/esquerda.

O avião utiliza-se de outras superfícies fixas além das asas para manter o vôo, sendo elas, os estabilizadores horizontais e verticais localizados na cauda do aparelho. O estabilizador horizontal tem a função de evitar que o avião gire em torno do eixo das asas, nem baixando, nem levantando o nariz do avião.

A fuselagem de viga armada é usada em aviões leves. Consiste de uma estrutura de tubos de aço soldados ou rebitados, ou encastrados entre si em séries de quadros ou triângulos. Os tubos que correm ao longo da fuselagem são as longarinas. As ligações entre as longarinas chamam-se tirantes.

Asa média: Montada no meio da fuselagem. Asa semi-alta: Montada na posição intermediária da fuselagem acima de sua metade. Asa alta: Montada acima da fuselagem. Asa parasol: Montada com montantes presos à fuselagem.