Qual a doença da Astrid?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.9 / 5 10 votos

Em 2012, Astrid foi diagnosticada com lúpus, doença inflamatória autoimune sem causa conhecida e classificada como rara. Ao descobrir, ficou 15 dias internada, quase entrou na hemodiálise, perdeu 14 quilos e os cabelos.

Sintomas do Lúpus Eritematoso Sistêmico

  1. Fraqueza;
  2. Febre e mal-estar frequente;
  3. Dores nas articulações;
  4. Rigidez muscular e inchaços;
  5. Vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz;
  6. Muita queda de cabelo.

O que a popstar Selena Gomez, a atriz Kristen Johnston, a cantora Toni Braxton, a apresentadora de TV Astrid Fontenelle, as cantoras Paula Abdul e Lady Gaga, o cantor Seal tantas outras pessoas mundial ou nacionalmente conhecidas têm em comum? Uma doença chamada lúpus eritematoso sistêmico (LES) ou simplesmente lúpus.

A taxa de mortalidade por LES no Brasil foi de 4,76 mortes/105 habitantes.

Em 1895 o médico canadense Sir William Osler caracterizou essas feridas como um envolvimento de várias partes do corpo, devido a esse envolvimento ele adicionou a palavra “sistêmico” na descrição da doença, o mesmo fez a denominação gramatical da doença como: Lúpus - lobo; eritematoso - vermelhidão e sistêmico - todo ( ...

Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar.

Até 95% dos indivíduos com lúpus relatam dor nas articulações (artralgias) e dores musculares (mialgias).

PROGNÓSTICO: Com o avanço das opções terapêuticas nas últimas décadas, a expectativa de vida dos pacientes aumentou significativamente. Atualmente, 80% das pessoas com Lúpus permanecem vivas após 15 anos de doença.

O lúpus é uma doença autoimune, ou seja, que ocorre quando o sistema imunológico do seu corpo ataca seus próprios tecidos e órgãos. A condição é capaz de afetar diversos sistemas do corpo, como articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões.

Com os cuidados adequados e adesão ao tratamento continuado, o paciente com lúpus pode ter uma vida social, afetiva e profissional completamente regular”, afirma.

Lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune. Nela, os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico, que deveriam agir contra bactérias e vírus estranhos ao corpo, passam a atacar células e tecidos saudáveis, provocando inflamações que, se não forem tratadas, podem levar à morte.

Segundo o Ministério da Saúde, existem mais de 80 doenças autoimunes conhecidas atualmente, e entre estas, o lúpus é considerado uma das mais graves. De acordo com estimativas, há cerca de 65 mil pessoas com a patologia no Brasil, a maioria delas mulheres.

Tanto o lúpus quanto a epilepsia podem ser incapacitantes e ser causa de aposentadoria por invalidez quando a inspeção médico-pericial detectar um grau de disfunção social e laboral que inviabilize os serviços.

Lúpus Sistêmico
Na forma grave, a inflamação atinge todo o organismo, comprometendo vários órgãos, como pulmões, rins, coração, articulações, sangue e pele.

Segundo a cantora, seu caso é de ordem genética, de acordo com investigações que confirmaram que a cantora era portadora do gene indicativo de predisposição para a doença. Em 2015, a cantora Selena Gomez anunciou ter a doença e chegou a fazer um transplante de rim em 2017 devido ao lúpus.

Sintomas: – lesões de pele: as lesões mais características são lesões avermelhadas em maçãs do rosto e dorso do nariz; – dor e inchaço, principalmente nas articulações das mãos; – inflamação de pleura ou pericárdio (membranas que recobrem o pulmão e coração);