Qual a diferença entre moeda escritural e moeda manual?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 6 votos

*Moeda escritural – total de depósitos à vista nos bancos. Fonte: Lacombe (2004). *Moeda manual – é o papel-moeda emi- tido pelos governos e carregado pelos indivíduos. Fonte: Lacombe (2004).

Moeda escritural é o uso dos depósitos bancários como meio de pagamento. É representada pelos depósitos à vista nas instituições financeiras monetárias (bancos), e que se encontrem à livre disposição dos seus depositantes.

Papel-moeda: também emitido pelo Banco Central, representa parcela significativa da quantidade de dinheiro em poder do público; Moeda escritural: representada pelos depósitos à vista (depósitos em conta corrente) nos bancos comerciais.

O Banco Central possui o monopólio legal da emissão de papel- moeda, portanto apenas o BACEN pode criar a moeda fiduciária. Os bancos comerciais criam moeda escritural quando emprestam aos seus clientes.

Tipos de moeda:

  • Moeda mercadoria.
  • Moeda metálica.
  • Moeda de papel.
  • Moeda escritural.

*Moeda manual – é o papel-moeda emi- tido pelos governos e carregado pelos indivíduos. Fonte: Lacombe (2004). M1: inclui o dinheiro (papel-moeda) em poder do público e os depósitos à vista (ou moeda escritural). Este é o mais tra- dicional dos conceitos existentes sobre moeda.

Cobrança escritural é a forma automatizada da cobrança de um título através de um banco portador, dispensando a emissão de duplicatas, borderôs e outros papéis, e tem por objetivo principal gerar uma cobrança bancária.

As instituições financeiras não bancárias são aquelas que não podem criar moeda escritural, mas são relevantes no sistema financeiro nacional.

Quando o dinheiro é substituído por saldo em conta bancária, a essência se mantém. No entanto, nesse caso acontece uma transferência entre as respectivas contas, pois o saldo em conta substitui o papel moeda. É a chamada “moeda escritural”.

Por outro lado, essa relação entre a moeda legal disponível num banco e a moeda escritural criada (encaixe) permite avaliar o impacto de uma elevação das emissões de papel-moeda, ou a ampliação da base monetária sobre o conjunto de meios de pagamento numa economia.

1994- R$ - Real.

Podemos distinguir entre dois tipos de moeda: moeda-mercadoria e moeda fiduciária. Moedas-mercadoria são aquelas que possuiriam algum valor mesmo que não fossem utilizadas como moeda. Diferentes mercadorias valiosas – metais preciosos, sal, gado, etc.