Qual a diferença entre LGBT e LGBTQIA+?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.2 / 5 13 votos

A sigla é dividida em duas partes. A primeira, LGB, diz respeito à orientação sexual do indivíduo. A segunda, TQIAP+, diz respeito ao gênero. L: lésbica; mulher que sente atração sexual e/ou afetiva por pessoas do gênero feminino.

Com isso, LGBTQIA+ se tornou um acrônimo para lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e queer, com um sinal “+” para reconhecer as orientações sexuais ilimitadas e identidades de gênero usadas pelos membros dessa comunidade.

É composta por: LGBTQQICAAPF2K+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Questionando, Intersexuais, Curioso, Assexuais, Aliados, Pansexuais, Polissexuais, Familiares, 2-espíritos e Kink).

Simpatizante LGBT (em inglês: gay-friendly ou straight ally, hétero aliado(a), ou GLS-amigável), aliado/a LGBT ou pró-LGBT é um termo usado para referir-se a lugares, políticas, pessoas ou instituições que procuram ativamente a criação de um ambiente confortável para as pessoas LGBTI.

Aliado/Aliada/Aliade (Ally): Pessoa ou organização que ativamente alinha e usa seus recursos para ajudar pessoas e comunidades com problemas específicos. Aqui, uma pessoa que abertamente ajuda e defende os direitos e a dignidade das pessoas com SOGIEs diversas pode ser considerado um aliado/aliada/aliade.

GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes): o problema dessa sigla, muito usada antigamente, é que ela colocava todas as pessoas que não fossem gays e lésbicas na categoria de simpatizantes, inclusive heterossexuais que apoiavam a causa. Isso invisibilizava grupos como bissexuais, travestis e transexuais.

BANDEIRA ALIADES
Aliados/aliadas/aliades heterossexuais e/ou cisgêneros são apoiadores da igualdade de gênero e dos direitos civis, auxiliam movimentos sociais LGBTQIAP+ e desafiam a homofobia, a bifobia e a transfobia. Alguns filhos e filhas de casais LGBTQIAP+ são aliados heteros.

Na nova bandeira, o rosa, o azul e o branco, representam a comunidade trans; o amarelo com o círculo roxo, a comunidade intersexo; e o preto e o marrom a luta antirracista. A bandeira estendida em Copacabana teve 124 m de comprimento e 10 de largura, sendo, segundo os organizadores, a maior do mundo.

LGBT: Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros. LGBTQI: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis / Transgêneros e Intersexuais. LGBTQIS: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis / Transgêneros, Queers, Intersexuais e Simpatizantes / Solidários.

Como a representatividade dos homens gays sempre foi mais evidente, protagonizando o movimento da comunidade, fez-se necessária a alteração para LGBT, com o L encabeçando a sigla e dando mais visibilidade às mulheres lésbicas. Atualmente, novos termos foram incluídos e passou-se à denominação LGBTQIAP+.

GL – Gran Luxe (grande luxo). GLS – Gran Luxe Super (grande luxo super).

GLS é o acrônimo de gays, lésbicas e simpatizantes, frequentemente usada no Brasil para definir espaços, produtos, serviços e locais destinados ao público homossexual, como por exemplo, um bar ou "boate GLS", assim como no inglês "gay-friendly".

Vladimir Putin

O governo do presidente russo Vladimir Putin criou uma "bandeira hétero" para antagonizar com as recentes conquistas dos direitos civis para os homossexuais --como a aprovação ao casamento entre pessoas do mesmo sexo pela Suprema Corte dos Estados Unidos.

Através das cores e símbolos, as bandeiras são uma forma de representatividade para diversos tipos de grupos e movimentos. Mas, afinal, quais são as 28 bandeiras LGBT?